Vendas

7 evidências que esse é o momento ideal para vender pela internet

E-commerce cresceu quase 36% em 2 anos, e continua em ascensão; 2º semestre deste ano promete ser ainda melhor para as vendas online; Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, lista dicas

Quer abrir um negócio virtual? Saiba que esse é o momento certo para isso. Se a pandemia foi um “empurrão” para bombar as vendas virtuais, – já que a população ficou dentro de casa e teve que readequar hábitos e comportamentos, passando a comprar mais pela internet- a flexibilização das restrições e do isolamento social não diminuíram o fôlego do e-commerce.

De acordo com o índice MCC-ENET – desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital-, no primeiro trimestre de 2022 as vendas cresceram em 12,59% e o faturamento teve um boom de 11,02%, comparado ao mesmo período do ano passado.

“A pandemia só reafirmou que o mercado online é fundamental para qualquer empresa. No Brasil, houve grande crescimento e os consumidores se interessaram cada vez mais pelas compras pela internet”, avalia o diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, Rodrigo Garcia. “Quando falamos da indústria, podemos dizer que ela consegue uma margem mais sustentável, pois automaticamente quebra a cadeia ao não depender de revendedores para comercializar online, principalmente porque está centralizado no marketplace”, acrescenta o especialista.

Isso porque uma loja regional do varejo físico, por exemplo, possui limitações para atender, abrangendo compradores de seu bairro, enquanto ao atuar online é possível vender para o Brasil inteiro. “No período da pandemia, as pessoas começaram a comprar pelos marketplaces, e quem já passou por essa experiência e adquiriu esse hábito não abandona mais as compras online”, explica Garcia.  

No entanto, o executivo alerta que, apesar da internet atrair milhares de visitantes diariamente, não basta colocar o produto na plataforma de marketplace, sem nenhum critério. “É importante ter as fotos de boa qualidade, além da descrição do produto detalhada e a qualidade operacional boa, principalmente na entrega”, diz. 

Pensando nisso, Garcia indica o caminho a seguir para “bombar” as vendas: 

Marketplace

Escolher bem o canal de marketplace em que irá atuar é o primeiro passo, de acordo com o especialista. “Costumo dizer que o empresário que está entrando na internet deve focar no marketplace, pois esse é o estágio inicial. Escolher o nicho e o foco do seu produto, ao invés de ‘atirar para todo lado’, é fundamental”, ensina.

Atendimento 

Quem está comprando na internet busca rapidez, então é fundamental ter um canal eficiente de comunicação com o cliente, para responder com agilidade às dúvidas e solucionar eventuais reclamações. “Quando receber uma pergunta ou reclamação no pós-venda, é preciso responder rápido, pois do mesmo jeito que a internet tem uma força enorme para fazer a loja crescer, ela consegue derrubar também”, alerta. 

Competitividade 

Para quem está iniciando no e-commerce e no marketplace, para fazer o negócio “bombar” é preciso ser competitivo em tudo. “Isso vale para os preços, o prazo de entrega, a qualidade de atendimento. É o ponto de partida para ter uma conta com rankeamento melhor e, futuramente, conseguir ter uma margem mais sustentável”.

Entrega

Algumas plataformas de marketplace possuem um rankeamento no qual a exigência é despachar rápido. “É fundamental ter essa eficiência, uma vez que, se não forem cumpridos os indicadores, a loja perde credibilidade e os anúncios estarão cada vez menos expostos para quem estiver procurando o item. Então, quanto antes for  possível entregar o pedido, melhor será o rankeamento para o anúncio e a loja”, diz.

Campanha

Dentro dos canais de marketplace é possível promover uma campanha para deixar o produto mais em evidência, o ADS ajuda na exposição dos anúncios, conseguindo buscar performance nas vendas mais rápido. Para isso, segundo Garcia, é preciso pensar bem na palavra-chave, quantidade de pesquisa, ticket médio e ter um cadastro bem feito. “Apenas dessa forma se alcançará bons resultados dos anúncios feitos.” finaliza ele. 

Sobre a Petina –  Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais.

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