EmpreendedorismoGestão de Gente

Oportunidade como valor para 2023

O ano de 2022 está chegando ao fim. Um ano lamentavelmente de guerra, de eleições e de Copa do Mundo em que vibrávamos pelo hexa, mas quem levou foi a Argentina do grande Messi.  Também foi um ano de pós-isolamento onde muita coisa se redefiniu, mas ainda há muitas incertezas. Minha mensagem de final de ano aos leitores do Portal Customer virá com uma história minha no começo da minha trajetória empreendedora e como diz a minha mãe quando assiste a um bom filme, tem uma lição de moral.

Aos 18 anos quando abri a minha empresa no ano de 2000 tive muitas dificuldades, até aí, todo mundo tem. Eis que em meio ao caos de falta de recursos e dificuldade de conquistar novos clientes sendo tão jovem e inexperiente, vi um anúncio na revista Veja do Banco Bozano Simonsen, com o cartão do presidente Paulo Ferraz. Sendo uma comercial nata, imediatamente peguei o telefone disquei para o Rio de Janeiro e depois de passar uma quase 1 dezena de secretárias cheguei a sua secretária direta. Pedi contato, porém ele não estava, perguntei o melhor horário e retornei sem sucesso até que depois de algumas tentativas fui indagada sobre o assunto e que não poderia ser transferida a minha ligação sem um prévio filtro e então com uma jogada ousada concluo a ligação pedindo retorno. No mesmo dia no período da tarde, recebi em meu celular a tão esperada ligação. Estava preparada com o discurso, hoje em dia chamam isso de pitch. Disse-lhe:  Paulo Ferraz (nunca fui muito adepta às formas de tratamento, sempre gostei de uma relação mais direta e menos formal), sou Natalia Castan, tenho 18 anos, sou uma jovem empreendedora e gostaria de uma indicação sua para trabalhar a carteira de cobrança do Banco Bozano Simonsen. Fim. Ouço após breves segundos uma resposta: Mas você sabe com quem está falando? Repliquei: Claro que sim, estou falando com Paulo Ferraz, presidente do Banco Bozano Simonsen e é com você mesmo que desejo falar. Pausa. Ele me responde que teria de enviar no mesmo dia um email com minhas justificativas para convencê-lo a fazer tal recomendação. Logo recorri a meu pai que me ajudar com toda a sua experiência e num curtíssimo espaço de tempo recebi a seguinte resposta: Natalia, pela sua determinação, persistência e ousadia, segue minha recomendação, copio aqui o Diretor ……

Essa oportunidade depois de 22 anos rendeu milhares de empregos, desenvolveu milhares de pessoas, deu oportunidade para outros milhares de primeiro emprego, alimentou dezenas de milhares de pessoas, inventou a primeira profissão para o sênior com o Lab60+, matriculou mais de 2 milhões de alunos em instituições de ensino, levou alegria para crianças carentes, idosos, pessoas com deficiência, impactou fortemente seu ecossistema começando pelos colaboradores e avançando para comunidade, entorno, causas, abriu fronteiras e foi para o México, sem falar da enorme contribuição fiscal ao longo destes anos.

Uma oportunidade e todo esse desdobramento. Há uma frase de Demóstenes que diz:

‘Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos. ‘

A moral da história vem com o meu desejo a você, leitor Portal Customer. Que 2023 seja um ano repleto de oportunidades que você dê ao próximo e que consiga enxergar e sentir felicidade ao ver o outro impactando a sociedade e encontrando seu espaço. Isso é prosperidade e generosidade. Que o Natal lhe traga ótimas vibrações, e que você celebre a vida ao lado dos seus familiares e daqueles que tem em alta conta. Também é meu desejo que 2023 chegue trazendo energias renovadas para mais um ano de conquistas e de grandes oportunidades para todos.

A minha gratidão eterna ao Paulo Ferraz que nunca tive a oportunidade de conhecê-lo e que tanto fez por mim com seu voto de confiança.

Agradeço a você leitor por me acompanhar em 2022, ao Portal Customer pela oportunidade.

Natalia Castan

*Este é um conteúdo independente e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Customer.

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Natalia Castan

Natalia graduou-se em Direito, cursou inovação pelo MIT e participou de vivências na Escola da Ponte (Portugal), Projeto Âncora (São Paulo) e no Sustainability Institute (África do Sul). Seu primeiro empreendimento e que se mantém até hoje, 22 anos depois, é o Grupo Unite, um call center humanizado, em todas as suas frentes, fazendo com que a experiência do cliente com a marca parceira seja a melhor possível.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar