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Experiências digitais fortalecem relacionamento com fãs e patrocinadores de futebol

O futebol sempre foi um modelo de negócio de experiências. Desde os milhares de pessoas torcendo nas arquibancadas aos amigos que se reúnem para assistir jogos na TV, passando pelo streaming e até uma criança que assiste ao seu primeiro jogo. Ou seja, o que torna essa indústria tão bem-sucedida são as experiências que oferece aos fãs. 

Mas a forma como os torcedores interagem com o jogo mudou drasticamente. Hoje, eles querem comprar ingressos on-line, navegar em lojas digitais, verificar pontuações e outros detalhes da equipe em seu aplicativo móvel. O cenário digital oferece novas oportunidades para os times usarem esses novos canais para alcançar esses fãs de forma eficaz.

Por isso, a experiência on-line do usuário está se tornando uma prioridade para os clubes de futebol e eles estão aproveitando a tecnologia para entender o comportamento digital de seus torcedores e proporcionar jornadas de marca de acordo com a paixão que se vive em campo. 

O público quer saber tudo sobre o seu time em tempo real e também há aqueles que só conferem resultados ou atualizações nos fins de semana e cada um tem que ser tratado de forma especial. Confira abaixo como alguns clubes de futebol europeus estão implementando uma verdadeira transformação digital para se conectar com os fãs:

FC Bayern: o início de uma nova geração de experiências de fãs

Em agosto, o Bayern de Munique, um dos times com mais torcida na Alemanha e no mundo, fechou um acordo com a Adobe Experience Cloud para integrar a Adobe Real-Time Customer Data Platform (RTCDP), solução que fornece informações exclusivas sobre seus fãs, com base nos dados que coleta de todas as suas propriedades (online, offline, B2B e B2C). A partir daí, o CDP da Adobe combina os dados em tempo real para criar uma visão única e personalizada de cada seguidor, respeitando os gostos e preferências de cada um, para entregar conteúdo exclusivo, personalizado em escala e no momento certo.

Esse conteúdo está disponível em todos os seus canais, plataformas e dispositivos. A combinação de insights profundos do público com os recursos de hiperpersonalização em tempo real da tecnologia Adobe permite que o Bayern de Munique leve a experiência dos fãs para o próximo nível. Por exemplo, a partir deste ano, os torcedores do clube terão benefícios como descontos em comida e bebida em tempo real no dia do jogo, até experiências imersivas de compras para os espectadores em casa.

Real Madrid, entretenimento digital de alta qualidade

O Real Madrid anunciou em 2021 a incorporação da Adobe como patrocinadora oficial. Por meio da plataforma de dados de clientes da Adobe é possível analisar o comportamento digital dos torcedores e, com isso, criar perfis em tempo real para entender melhor como eles se envolvem com a marca, quando e por qual canal.

Com base no comportamento dos fãs e na combinação de dados de vários canais para criar perfis com uma visão 360º, o Real Madrid pode oferecer experiências mais emocionantes e experimentar novas formas de entrega de conteúdo, desde vídeos ao vivo no Twitch até bilhetes personalizados NFT e avatares de jogadores super-realistas, inéditos no mundo do futebol.

Assim, o clube pode criar, gerenciar e entregar um conteúdo altamente personalizado, em tempo real e em escala. Ele pega a emoção que os torcedores sentem no estádio e a transforma em experiências digitais imersivas. Em várias plataformas, o clube é capaz de construir conexões ainda mais estreitas com seus aficionados em todo o mundo, acelerando sua missão de se tornar uma marca global de entretenimento.

Essa aliança também permite ao Real Madrid acelerar o crescimento do seu negócio, aumentando o retorno para patrocinadores e parceiros, além de abrir novas fontes de receitas.

Experiências em tempo real e personalizadas

O futuro da jornada do cliente é em tempo real e personalizado. Entregar a mensagem certa no momento certo com precisão é mais importante do que nunca. A Adobe Experience Platform e seu perfil de cliente impulsionam essa prática para que as marcas possam oferecer experiências consistentes, perfeitas e atraentes.

A Adobe está envolvida na transformação digital de outras grandes organizações esportivas em todo o mundo, como os canais da NBA, NASCAR e BT Sport no Reino Unido.

Sobre a Adobe 
A Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais. Para mais informações, visite www.adobe.com/br.

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