Jornada e Colaborador

O ciclo de um colaborador: vamos entender as etapas dessa jornada

Como criar uma experiência significativa?

Para empresas que valorizam uma cultura organizacional harmoniosa e humanizada, os colaboradores não devem ser tratados como meros recursos para atingir resultados, mas sim como indivíduos com suas próprias características e que merecem ser reconhecidos e valorizados. Compreender a Jornada de Talentos ou Jornada do Colaborador é fundamental para reter e desenvolver profissionais qualificados. É possível implementar estratégias que alinhem interesses e necessidades com os objetivos organizacionais. Neste artigo, exploraremos a Jornada de Talentos de uma empresa.

Existe uma “jornada base” composta pelas seguintes etapas:

Recrutamento

É nesse momento que os potenciais colaboradores têm o primeiro contato com a empresa. O desafio do RH é realizar contratações que garantam equipes de alto desempenho alinhadas aos valores organizacionais. É interessante que a empresa tenha suas características, valores e políticas bem estabelecidas para permitir a integração dos candidatos ao ambiente.

Admissão

É quando o RH verifica se o candidato possui as qualificações necessárias para atender às expectativas da empresa.

Boas-vindas

Para garantir uma integração bem-sucedida do profissional à equipe, o novo funcionário passa pela etapa de aprendizado inicial. Um bom processo de boas-vindas, ou onboarding, está diretamente relacionado à capacidade do colaborador de desempenhar efetivamente suas funções.

Treinamento e desenvolvimento

Após as boas-vindas, os investimentos em capacitação e treinamento não devem ser interrompidos. Para garantir o desenvolvimento contínuo e o engajamento, é essencial que a educação corporativa seja uma parte integral da jornada de talentos.

Desligamento

Apesar de criar um ambiente de trabalho humanizado e agradável, é possível que profissionais se desliguem da empresa por diversos motivos. O processo de desligamento, ou offboarding, deve ser conduzido da melhor maneira possível para que o ex-colaborador mantenha empatia com a marca, considerando uma experiência significativa e de respeito.

Conhecer detalhadamente a Jornada de Talentos de uma empresa é crucial para aprimorar a experiência do colaborador, garantindo uma boa relação e mantendo-a marca atrativa no mercado. Ao reconhecer que os colaboradores são mais do que simples recursos, as organizações podem criar um ambiente de trabalho que promove a excelência, a motivação e o engajamento, criando não apenas funcionários, mas embaixadores da marca.

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Márcia Flores

Consultora de Customer Experience e Customer Success | Sócia Fundadora Customer Vagas - 30 anos de atuação na Área de Atendimento, Experiência do Cliente, Call Center. Experiência em jornadas de Clientes, Customer Experience e Customer Success, Gestão Empresarial, Áreas de Operações de Atendimento, Relacionamento ao Cliente, Comercial, implantação de projetos/novas operações. Carreira desenvolvida na área de Relacionamento com Clientes, em empresas de destaque: Customer Centric Consulting, DASA - Diagnósticos da América, Algar e Credicard. Experiência na gestão de projetos e operações de Centrais de Atendimento ao Cliente (Gestão de Negócios Call Center e Comercial) e Relacionamento com Cliente.

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