No Dia do Chefe (16), líderes mulheres falam sobre a construção de time de sucesso
Líderes femininas desempenham um papel importante para ajudar no bem-estar e no avanço das oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho. Dessa forma, compartilhar conhecimentos para liderar e gerenciar pessoas, pode ser uma importante atuação nos dias de hoje.
Por isso, em homenagem ao Dia do Chefe, comemorado no dia 16, nove mulheres talentosas compartilharam dicas e apresentaram suas perspectivas para promover bem-estar aos colaboradores e construir um time de sucesso.
Líderes mulheres: Gerencie seu próprio tempo
Mahara Scholz, Head de Marketing da Octadesk, afirma que o tempo é um recurso finito, portanto, é preciso ajustar adequadamente a agenda às necessidades da equipe. “Crie uma rotina de atividades para que você consiga saber quando priorizar certas tarefas. Ao longo do seu dia, você precisará tomar decisões rapidamente para garantir à sua empresa uma vantagem no mercado”, destaca.
“Muitas vezes o líder fica imerso em reuniões online, sem tempo para estruturar novas práticas e melhorias que deveriam acontecer. Por isso, é de extrema importância reservar um momento para pensar intencionalmente no que o seu time precisa para que seja possível revisar processos, investir em tecnologias e no desenvolvimento pessoal”, completa.
Líderes mulheres: Valorize o relacionamento
Priscilla Nicolellis, coordenadora de marketing na Creditú, acredita no bom relacionamento, equipe engajada e confiança. “Passamos tanto tempo do nosso dia trabalhando, que é essencial ter um ambiente agradável, descontraído e aberto. Bons resultados são consequências do ambiente em que trabalhamos. Ter um bom relacionamento com todos ajuda não só a manter a equipe engajada, como a reter talentos e diminuir turn over”, afirma.
Líderes mulheres: Apoie os cuidados com a saúde mental
Para Renata Marini, gerente de marketing na Sinqia, o time deve conhecer os valores da companhia e, sobretudo, ver que eles são colocados em prática na rotina criando um clima voltado para a cooperação e o reconhecimento pelos esforços. Segundo Renata, a segurança psicológica também é fator primordial para o sucesso de uma equipe. “É necessário estar em um ambiente em que exista confiança e valorização. Ambientes psicologicamente seguros aumentam a taxa de retenção de talentos”, completa.
Líderes mulheres: Incentive a diversidade
Petra Studholme, CMO do alt.bank, fala sobre a importância da diversidade e múltiplas perspectivas. “Quando os membros da equipe trazem uma variedade de origens, culturas e experiências, eles são mais propensos a resolver problemas e serem criativos e inovadores”, explica a executiva. “A diversidade e a perspectiva feminina certamente enriquecem qualquer ambiente de empresa ou equipe – o que ajuda a resolver problemas e aumenta a criatividade e a inovação. É muito fácil sucumbir à Síndrome do Impostor, onde você é incapaz de reconhecer suas próprias realizações. Ninguém nasceu em uma posição de liderança, é uma maratona, e com confiança e perseverança, as mulheres são extremamente capazes para alcançar seus objetivos e sonhos”, complementa.
“Sei que há responsabilidades ainda maiores como mulher, porque, além de ser uma líder, é necessário ser uma porta-voz de grupos sociais minoritários em espaços de poder. Faço questão de priorizar um time diverso e que tenha confiança de que pode expressar suas personalidades e vivências diversas com muita liberdade dentro do ambiente de trabalho” revela Georgia Sanches, diretora de business development da LoopiPay.
Líderes mulheres: Compartilhe a cultura do feedback
Para Gabriela Garcia, CMO da Foxbit, para ter um time de sucesso é preciso dar o exemplo e trabalhar em conjunto. “É criar um ambiente colaborativo onde o time possa trocar experiências, mais “vamos fazer em conjunto” do que “Me entreguem até amanhã”. Construir uma cultura de feedback também gera mais transparência e visibilidade dos objetivos individuais de cada um e também ajuda na evolução da carreira e do entrosamento da equipe”, revela.
A descontração, o feedback e trabalho em equipe fazem parte do DNA do Casar.com. “As dinâmicas e encontros que promovemos para a equipe ajudam os colaboradores a vivenciarem na prática a cultura da empresa, que preza por um ambiente leve, gentil e colaborativo”, destaca Paula Raimo, CSO e Branding Leader do Casar.com.