Estratégia Com Influenciadores – Será Que Vale a Pena?
Ampliar o alcance da marca, transmitir credibilidade ou alavancar as vendas de um produto/serviço. Esses são os principais objetivos que motivam a realização de estratégias de marketing com influenciadores. Porém, será que, ainda hoje, vale a pena investir no marketing de influência?
Se você tem buscado essa resposta e/ou quer saber mais sobre essa estratégia, está no lugar certo. Ao final deste artigo você saberá se deve ou não investir em influenciadores digitais e, caso sim, como fazê-lo corretamente.
Em primeiro lugar, você sabe o que é o marketing de influência?
O primeiro ponto que precisamos esclarecer é que fazer marketing com influenciadores é diferente de fazer marketing de influência. Neste último caso, estamos falando de um planejamento tático, uma estratégia com objetivos bem definidos e mensuráveis.
E afinal, o que é marketing de influência? Trata-se de uma abordagem que se utiliza de pessoas capazes de influenciar o seu público, interferindo na decisão de compra deles a favor de uma determinada marca e transferindo sua autoridade/credibilidade para a mesma.
De forma resumida, existem duas maneiras de implementar essa estratégia: paid media (mídia paga) e earned media (mídia conquistada). Entenda:
- Paid media: a empresa recruta influenciadores digitais que são remunerados para participar de ações voltadas para a promoção de um produto, serviço ou marca;
- Earned media: os influenciadores atuam como parceiros da marca sem uma contrapartida financeira, mas com o objetivo de obter prestígio, visibilidade, exclusividade ou outro benefício intangível.
Por que os consumidores são influenciados?
Falar de marketing é falar de influenciar pensamentos dos consumidores a fim de promover uma empresa, produto ou serviço. Porém, mais do que a própria marca falar de si, as pessoas querem ouvir de indivíduos em quem confiam que determinado item é, de fato, bom.
Em resumo, uma estratégia de marketing de influência consiste em utilizar influencers para que emprestem sua reputação e credibilidade para a marca, chancelando-a e gerando engajamento.
Ainda vale a pena investir nessa estratégia?
Embora pareça saturado, o mercado de influencers continua trazendo excelentes resultados para as marcas que planejam e mensuram essa estratégia. Assim, respondendo a pergunta: sim, vale muito a pena investir nessa ação.
Para justificar essa afirmação, conheça alguns números obtidos pelo Relatório Influenciadores Digitais, realizado pela Opinion Box com mais de 2 mil brasileiros de diferentes regiões do país:
- 77% dos entrevistados seguem influenciadores nas redes sociais;
- 55% já realizaram uma compra por influência e desses, 38% já queriam adquirir o item e foi decisivo ver alguém testando e aprovando o produto;
- Outros 27% afirmaram que precisavam do produto e o influenciador(a) o fez lembrar dessa necessidade;
- Mais de 80% dos entrevistados que compraram por indicação de influencers disseram que voltarão a comprar aqueles produtos.
Esse é apenas um dos muitos estudos de comportamento que confirmam a eficácia do marketing de influência, evidenciando que não é apenas uma tendência, mas uma ferramenta estratégica eficiente para as marcas.
Como estruturar?
O primeiro passo para estruturar uma campanha com influenciadores é planejar a estratégia e definir qual o objetivo a ser alcançado. Aumentar a visibilidade? Melhorar o engajamento? Conversão? Trazer um público qualificado? Não inicie a estratégia sem antes defini-lo.
A próxima etapa é escolher um ou mais influencers para falar da marca. Para isso, considere o tipo de audiência e de engajamento que ele possui, entenda a capacidade criativa e o grau de autoridade do influenciador e se os valores que ele expressa estão conectados aos da sua marca.
Após essas fases, preocupe-se em mensurar os resultados. Crie uma planilha padrão para ser usada para todas as campanhas, comparando as mesmas métricas com todos os influenciadores contratados. Um dado importante é observar a qualidade dos comentários gerados pela ação, ou seja, quantos deles falam sobre o seu produto/marca.
Esses são apenas os passos principais de um planejamento/execução. Outras etapas envolvem a definição de budget e de narrativa, análise do seu target, mapeamento e estudo dos influencers, processo de produção, entre outros.
Antes de executar, um último recado
Por último, cabe esclarecer que, antes de iniciar uma estratégia com influenciadores é fundamental entender qual o estágio de maturidade da empresa e se esse é o momento ideal para investir nessa campanha em detrimento a outras ações de maior importância.
Agora, você já tem um caminho para seguir e nortear suas ações. Caso queira se aprofundar no tema, existem muitas empresas que atuam neste segmento e oferecem conteúdos aprofundados em cada etapa dessa estratégia.