Liderança

Especialista explica como manter uma equipe motivada e produtiva

De acordo com Karen Rodriguez, especialista em gestão de talentos, líderes precisam estar atentos às necessidades de seus colaboradores para alcançarem os melhores resultados

Existem muitos questionamentos sobre como manter uma equipe motivada e produtiva. Nos últimos anos, as metodologias de treinamento e os conceitos sobre a gestão de pessoas se modernizaram e tiveram grandes mudanças, tratando colaboradores como peças fundamentais para alcançar o sucesso em uma companhia.

De acordo com Karen Julliet Cartagena Rodriguez, especialista em gestão de talentos, algumas características podem definir se uma equipe é produtiva ou não. “O ponto inicial é a autogestão individual. A primeira liderança que exercemos é sobre nós mesmos e, por isso, saber como gerir bem seu tempo, cuidar de seus hábitos, rotinas, saúde mental, aptidão física e bem-estar, na maioria das vezes, faz com que a pessoa realize suas atividades com maior agilidade e eficiência”, pontua.

Existem ferramentas de gestão que são capazes de manter uma equipe produtiva. “O time deve estar sempre alinhado e preparado. Quando cada pessoa da equipe está olhando para um objetivo diferente, as entregas e projetos não saem como esperado, atrasam e não dão resultados. É importante garantir que todos estejam em constante desenvolvimento para que isso não ocorra. Lembrem-se que o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos. Construa confiança e crie uma cultura na qual as pessoas enxerguem o feedback como uma forma de melhorar e se desenvolver. Defina metas, mantenha o foco no que realmente importa e faça com que a comunicação aconteça de forma objetiva entre os colaboradores”, relata Karen Rodriguez.

Para a gestora, a capacitação de equipe produtiva é primordial para que os colaboradores de uma empresa desempenhem seu papel com maestria. “Durante a pandemia, ficou ainda mais evidente que um bom gestor é aquele que dá o suporte que seus liderados precisam, atendendo as necessidades individuais dos mesmos. E o treinamento faz parte disso. Ninguém consegue alcançar o objetivo planejado sem saber como chegar lá. O gestor precisa mapear constantemente os gaps de seus colaboradores e desenvolvê-los de acordo com as suas capacidades e ferramentas disponíveis. Uma empresa é definida pelas pessoas que estão nela, e o treinamento constante garante que as pessoas estejam testando coisas novas e melhorando processos”, declara.

Quando os resultados apresentados não são os esperados, é importante buscar a verdadeira causa do problema em relação a cada colaborador. “Podem ser muitas as variáveis causantes da baixa performance. Sabendo disso, acredito que todas as pessoas devem ter suas chances de melhoria e, nesse caso, é importante uma pausa para fazer o alinhamento entre líder e liderado. A ferramenta mais assertiva para isso é o feedforward, que ajuda o colaborador a entender onde quer chegar e qual caminho percorrer para alcançar os objetivos planejados. Essa abordagem permite a visualização de competências e comportamentos futuros que devemos trabalhar e desenvolver nesse determinado profissional”, revela a especialista.

De acordo com Karen Rodriguez, ouvir os colaboradores é fundamental para humanizar uma empresa e isso é possível aplicando uma liderança autêntica e empática. “Além de ser movido por um propósito, o líder autêntico expressa seu ‘eu’ verdadeiro no ambiente de trabalho e permite que seus colaboradores sejam, também, eles mesmos. É importante ser transparente quanto às suas falhas, opiniões e objetivos dentro da empresa. Por outro lado, a empatia é necessária porque um líder humano respeita e cuida genuinamente as pessoas, protege o bem-estar emocional da sua equipe e garante que a produtividade seja sustentável ao longo do tempo”, finaliza.

Sobre Karen Julliet Cartagena Rodriguez

Com experiência em indústrias de base, Karen Rodriguez passou por grandes empresas como o grupo Votorantim, Nissan Motors Corporation e o setor de energia na ISA CTEEP e RAIZEN na área de RH. A profissional possui experiências nas áreas de gestão de talentos, recursos humanos, clima e cultura, experiência do colaborador, aprendizagem, aquisição de talentos, HRBP e diversidade no ambiente de trabalho.

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