Chatbot para empresas: como essa ferramenta auxilia nas vendas?
Afinal, o que é um chatbot para empresas?
Os chatbots são robôs conversacionais (bots) que se comunicam com os usuários de maneira personalizada. Para simular a linguagem humana, o chatbot utiliza como base um conjunto de diretrizes ou ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning (aprendizado de máquina).
No contexto empresarial, Ântimo Gentile, Diretor Presidente da DNK Infotelecom, explica que essa ferramenta ajuda a melhorar a experiência do cliente e vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo.
“Cada vez mais, as empresas estão investindo em chatbots para oferecer um atendimento rápido, de qualidade e otimizar o trabalho de seus atendentes humanos”, afirma o especialista.
Gentile continua: “O chatbot para empresas traz diversos benefícios para os mais variados setores, como vendas e atendimento. Além disso, estudos comprovam que a ferramenta possui uma boa aceitação pelos consumidores, o que a torna ainda mais atrativa: um a cada quatro consumidores utilizam chatbots para atendimento”.
Seguindo o pensamento de Gentile, a mais recente edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots revela que as empresas que atuam nessa área já desenvolveram 101 mil robôs de conversação. Esse número representa um aumento considerável de 68% em relação ao ano passado.
Esse é um indicativo forte de que os chatbots são a forma que muitas empresas encontraram para oferecer respostas rápidas aos seus clientes. Afinal, com esses assistentes virtuais, o atendimento é feito com mais agilidade e a qualquer hora do dia.
Utilidades do chatbot para empresas
Atendimento ao cliente
De acordo com Gentile, o chatbot para atendimento ao cliente é a ferramenta ideal para uma empresa se conectar com o público.
“Precisamos lembrar que o chatbot é um assistente virtual. Através dele, é possível esclarecer as dúvidas recorrentes de seus clientes de forma bem rápida e a qualquer hora do dia. Dito isso, sempre falo para meus clientes investirem nessa poderosa ferramenta, principalmente aqueles que lidam com atendimento ao público”.
Suporte técnico
O diretor da DNK explica que o chatbot para empresas também é uma das melhores formas de escalar o suporte técnico sem a necessidade de aumentar a equipe.
Segundo ele, “se mesmo após seguir as instruções do robô, o usuário ainda não tiver solucionado seu problema, ele pode ser encaminhado para um atendente humano ou agendar uma visita técnica com o próprio assistente virtual”.
Vendas
Outra utilidade do chatbot para empresas que vale a pena mencionar diz respeito à possibilidade de efetuar vendas.
“Basta o usuário abrir o chat da empresa, escolher os produtos, digitar seus dados para pagamento e pronto; compra efetuada”, explica Gentile.
O especialista continua: “Se a sua empresa é um e-commerce, por exemplo, os chatbots podem enviar notificações para os usuários no caso de abandono de carrinho”.
Atração, geração e retenção de leads Vendas
“Os chatbots também podem ser utilizados em campanhas de marketing para atrair, reter e fidelizar clientes”, explica Gentile.
O Diretor Presidente da DNK continua: “ Com eles, é possível enviar mensagens sobre alguma campanha ou conteúdos relevantes para manter o relacionamento com os clientes no pós-vendas”.
Banco de dados
O chatbot para empresas permite ainda armazenar os dados das interações com os clientes.
Segundo Gentile, tal armazenamento é fundamental para a criação de um banco de dados com poderosas informações sobre o cliente que poderão contribuir na personalização do atendimento e dos produtos e serviços oferecidos.
“Os dados armazenados durante a interação do bot com o cliente são valiosíssimos. Entendendo o seu cliente, é possível adequar a linguagem do chatbot, bem como personalizar as ofertas para melhor atender cada cliente”.
Comunicação interna
“O chatbot para empresas também pode ser utilizado para a comunicação interna entre os funcionários da empresa”, diz Gentile.
Gentile continua: “É possível, por exemplo, usar um bot integrado ao departamento de Recursos Humanos para responder perguntas comuns, sobre férias ou pagamentos, em questão de minutos e sem burocracia”.
Por que investir em chatbot para empresas
Disponibilidade 24/7
Segundo Gentile, as demandas dos clientes não surgem apenas em horário comercial. Nesse contexto, apostar no chatbot para empresas é um excelente aliado para garantir suporte ao cliente todos os dias da semana, independente do horário.
“Como não é preciso que ninguém opere o chatbot para empresas, a ferramenta pode atender seus clientes 24 horas por dia. Não importa se é noite, fim de semana ou feriado, ele sempre estará a postos.”
Capacidade de processar grandes volumes de solicitações
“Diferente dos humanos, que só conseguem atender uma pessoa por vez, os chatbots podem conversar simultaneamente com milhares de clientes. Dessa forma, sua empresa aumentará consideravelmente a capacidade de processar solicitações”, explica o Diretor Presidente da DNK.
Maior produtividade da equipe de atendimento
Uma vez que o chatbot para empresas consegue lidar com diversas solicitações ao mesmo tempo, as equipes de atendimento têm mais tempo para estudar novas formas de relacionamento com os clientes e adiantar tarefas.
“As tarefas repetitivas ficam a cargo dos robôs enquanto os operadores de atendimento conseguem adiantar tarefas mais complexas. Dessa forma, esses operadores se tornam mais produtivos”, explica Gentile.
Geração de insights
“Quando bem aproveitadas, as informações armazenadas pelos chatbots podem ser transformadas em insights valiosos. Por exemplo, quais produtos estão fazendo sucesso ou não com seu público-alvo. Com essa prática, você não apenas melhora a imagem da sua empresa do mercado como também satisfaz os clientes”.
Redução de custos
Gentile volta a mencionar que outra vantagem do chatbots é a possibilidade de manter uma equipe de atendimento fixa o tempo todo, sem precisar contratar funcionários. Dessa forma, é possível reduzir custos e direcionar recursos para aumentar o faturamento das empresas.
“Já que o chatbot funciona 24 horas por dia, não é preciso contratar vários operadores para cobrir escalas da manhã, da tarde e da noite. Isso contribui para que as empresas realoquem seus recursos para outras estratégias a fim de aumentar a receita”.
Maior engajamento nas redes sociais
De acordo com o diretor da DNK, o fato de o chatbot para empresas se integrar à API dos principais aplicativos e redes sociais é uma excelente oportunidade para as empresas engajarem com seu público no ambiente digital.
“O chatbot para empresas permite integrações com os principais aplicativos de mensagens e redes sociais, como WhatsApp e Facebook. Essa é uma ótima maneira de aumentar o número de interações de usuários com o perfil da sua empresa nas redes sociais”.
Aumento no índice de satisfação dos clientes
De acordo com Gentile, os consumidores estão cada vez mais exigentes e desejam ser atendidos o quanto antes. Por isso, as empresas só têm a ganhar com o uso de chatbots, não apenas no atendimento ao cliente, mas também em ações de marketing e vendas.
“Um chatbot treinado e humanizado é fundamental. Ele vai estar disponível para o seu cliente a todo o momento, auxiliando nas compras, com dúvidas e demais questões que esse cliente precisar, de maneira prática e eficiente”.
DNK é número um em chatbot para empresas
Alinhada às últimas tendências do mercado, a DNK oferece as melhores soluções para call center e contact center. Entre elas, o Smart Bot DNK, chatbot treinado e inteligente para contact center.
Com o Smart Bot DNK é possível atender o cliente com integrações de app mobile, telefone (URA), SMS, chat, totem, web, WhatsApp, Facebook Messenger, redes sociais e e-mail.
O software oferecido pela empresa utiliza essas informações para automatizar e personalizar os processos de atendimento, contribuindo, dessa forma, para aumentar a satisfação do cliente e economia operacional.
Com a DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros), com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados e em conformidade com as normas exigidas pela LGPD.
A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.