Black Friday: conheça o product owner, profissional estratégico para a data
P.O colabora para realizar as melhores entregas
A Black Friday é esperada no mercado com muita expectativa pela movimentação de vendas que promove em todo o mundo. No Brasil não é diferente, e empresas de grande porte já estão com suas equipes alinhadas para que tudo saia dentro do planejado. A data marca um dia exclusivo para compras com economia e os melhores preços do ano. A Gateware, empresa de TI que atende com seus product owners (P.Os) oito grandes players varejistas de renome, espera que as boas expectativas de venda do setor na sexta-feira especial se confirmem. O objetivo, com o evento, é também gerar ainda mais valor para seus clientes, afinal as vendas de 2022, no pós-pandemia, devem crescer em relação a 2021.
Estudo do Méliuz aponta que 91,3% dos brasileiros que responderam à pesquisa devem fazer compras em 25 de novembro e nas proximidades da data. O número é 20% maior do que o registrado em 2021. E, por trás de um grande esforço comercial como esse, há muito trabalho, pois o sistema não pode cair ou haver falhas na comunicação dentro das redes de varejo.
A product owner da Gateware Helena Lobo participa desse apoio ao sistema tecnológico de uma rede, que conta com quatro pilares para sustentar a preparação rumo ao grande dia de vendas: planejamento, estratégia, operação e conhecimento do funcionamento das lojas.
“Os projetos principais são liberados antes para que tudo seja planejado com todo o cuidado. Portanto, nos antecipamos no que for necessário. O período que antecede a data é fundamental para verificar as necessidades da empresa e adiantarmos soluções com base nesses quatro pilares. O sistema tem que estar afinado, para que a compra realmente aconteça. Ele é um coração forte da companhia quando se pensa em venda de varejo”, diz.
O P.O faz a comunicação e o relacionamento entre os times que estão desenvolvendo os projetos da empresa e a área de negócios. “No meu caso, acompanho as demandas de pagamentos TEF (transferência eletrônica de fundos) e cartões e também a área de conciliação. Na Black Friday, entramos no calor das vendas, mas de forma mais blindada, nos bastidores, com os preparativos para a super sexta-feira”, explica.
A inserção na cultura da equipe da empresa faz toda a diferença na atuação holística de um P.O, porque o profissional é responsável ainda pela integração de processos. Seu trabalho impacta a cadeia produtiva de todas as lojas, o que é visível no sucesso da operação de cada data especial. “Apoiamos na solução de problemas e, mesmo sendo do braço do outsourcing, estamos inseridos e compreendemos o modo de pensar da empresa. Entender como a operação funciona, qual a expectativa do cliente e o valor do negócio é fundamental para obtermos o resultado e a satisfação do cliente na ponta – o que inspira e impulsiona a manter tudo funcionando e promovendo melhoras”, conta.
É sabido que as grandes datas aumentam o fluxo nas lojas – sejam elas físicas ou virtuais – e também as vendas, com parâmetros bem estabelecidos. “O alinhamento é geral nas operações, mantendo o foco nas metas e entregas. O calendário é bastante rígido nos prazos para implementação das melhorias. Até mesmo os problemas saem dentro do planejado nessas condições, com as correções já previstas e as demandas que temos que tocar, os chamados backlogs. Ou seja, todo o estresse é evitado com a parceria entre todos que estão envolvidos”, destaca.