Adesão ao Buy Now, Pay Later – Compre Agora, Pague Depois – solução para fugir dos juros
Os juros de cartão de crédito são um problema para boa parte da população brasileira. A falta de conhecimento sobre a dinâmica dos juros – tanto aqueles aplicados sobre as parcelas, quanto os que incidem em caso de atrasos no pagamento – fazem com que, em muitos casos, consumidores decidam por um plano de pagamento em que não têm poder de compra para honrar. E isso pode levar os consumidores a dívidas e limitações de crédito.
Essa dinâmica complicada, onde os bancos lucram significativamente, e o consumidor acaba pagando muito mais do que gostaria, abre espaço para o surgimento de novas modalidades de pagamento, com grande potencial de disrupção.
Alguns novos métodos de pagamentos, oferecidos principalmente por fintechs, estão desburocratizando e democratizando a maneira que consumidores compram e lojistas vendem – oferecendo soluções para as dores desses dois públicos.
Segundo dados da Neotrust e do Valor Investe, o mercado de e-commerce no Brasil cresceu 27% no ano passado. Ao mesmo tempo, mais de 21% da população brasileira declara não possuir cartão de crédito ou conta bancária, o que gera uma barreira para que essas pessoas comprem online. Ao mesmo tempo, isso gera também uma oportunidade para oferecer a essas pessoas novas opções de pagamento.
Uma das novas formas de pagamento que tem feito muito sucesso é o Pix parcelado, ou Buy Now, Pay Later (BNPL) na expressão em inglês. Essa é uma solução democrática, rápida e segura para o consumidor, e também impactante para aumentar as vendas do varejista. Com essa forma de pagamento os consumidores conseguem parcelar as compras em 4 parcelas sem juros, e com aprovação em tempo real.
Segundo o relatório da FTP (Financial Technology Partners), até 2024, globalmente, o Buy Now, Pay Later terá um salto de 2,1% para 4,2% de representatividade como meio de pagamento em vendas on-line, ou seja, irá dobrar de tamanho. As empresas que oferecem soluções de pagamento através do BNPL estão crescendo de forma acelerada no Brasil e no mundo. No Brasil, elas têm possibilitado e ofertado novos meios de pagamento disponíveis para milhões de brasileiros que não possuem ou não querem ter cartão de crédito.