Série Especial: A Jornada do Colaborador -Virgínia Celestino
A especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é a Virgínia Celestino – Gerente de RH no Grupo Raccoon.Monks.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?
(Virgínia Celestino) -> A Jornada do Colaborador tem um paralelo com a Jornada do Consumidor, que é mais conhecida e bastante utilizada pela maioria das empresas. A experiência de cada pessoa que passa pela empresa sempre será única. Então, quando falamos de Jornada do Colaborador nos referimos ao mapa dos processos que são os pontos de interação da pessoa com a empresa em cada momento ou em cada etapa. Quando a Jornada não é mapeada o risco pode ser não realizar processos importantes, ou então não ter objetivos desalinhados para esses processos.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais as etapas da Jornada do Colaborador?
(Virgínia Celestino) -> Atração -> Recrutamento e Seleção -> Onboarding -> Desenvolvimento -> Promoção -> Retenção -> Separação -> Alumni
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?
(Virgínia Celestino) -> A atração é a etapa em que a pessoa conhece a empresa e surge um interesse. Na etapa seguinte, durante o processo de seleção, a pessoa vai conhecer melhor e avaliar a empresa tanto quanto a empresa vai conhecer melhor e avaliar a pessoa. É um momento importante para que a empresa mostre mais da sua cultura e seus valores para conseguir conquistar os melhores profissionais. Quando falamos então da seleção de profissionais tão qualificados quanto os que estão hoje no Grupo Raccoon, esse é o momento crucial para conquistar essas pessoas para que queiram trabalhar com a gente.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?
(Virgínia Celestino) -> Acredito ser um passo importante para o tão sonhado “RH estratégico” que a empresa tenha a Jornada do Colaborador como base para todos os seus processos. O ponto chave é entender o RH como facilitador da jornada, quem faz o planejamento e traça o caminho, sempre de acordo com os processos, a cultura e os valores da empresa, mas entender que quem realmente trilha a jornada é a própria pessoa.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?
(Virgínia Celestino) -> Os indicadores que acompanhamos precisam estar sempre conectados de alguma forma com um objetivo – não adianta acompanharmos um dado se não conseguimos extrair informações dele. Dito isto, podemos acompanhar diferentes indicadores para cada etapa da jornada, de acordo com nossas prioridades. Por exemplo: Atração: engajamento em eventos, engajamento nas redes sociais, quantidade de inscritos por vaga Recrutamento e seleção: proporção de pessoas inscritas e aprovadas, quantidade de desistências ao longo do processo, feedback dos candidatos Onboarding: retenção nos primeiros meses, feedback das pessoas colaboradoras, feedback das lideranças
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Na sua opinião, como deve ser um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador?
(Virgínia Celestino) -> Um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador deve ser humanizado, e isso quer dizer que a empresa deve colocar o foco não no processo, e sim na experiência da pessoa candidata. Prestar um processo seletivo exige tempo, esforço e dedicação de quem está participando, desde a participação em dinâmicas, produção de cases, participação em testes, preparação para entrevistas, e todas as outras possibilidades que vemos por aí. Quando uma empresa reconhece isso, consegue planejar essa etapa da jornada de maneira a promover a melhor experiência possível para a pessoa candidata, isso pode ser feito desde descrições claras sobre as expectativas para a vaga, feedbacks rápidos e construtivos até conteúdos e instruções nas etapas do processo. E sem nunca esquecer da empatia e humanização em todas as interações.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?
(Virgínia Celestino) -> Algumas reflexões importantes para começar, são: Qual o perfil dos talentos que você tem na empresa hoje? O que na cultura e na maneira como a empresa se posiciona atraiu essas pessoas a trabalharem com você? O perfil que você tem hoje é o perfil que a empresa quer e precisa? Se a resposta da última pergunta for sim, o caminho é potencializar e talvez oficializar as práticas que já são realizadas. Uma dica é entender com os colaboradores atuais quais foram os critérios que eles usaram para decidir trabalhar na empresa, e quais os principais fatores que fazem com que eles queiram continuar. Se a resposta for não, um estudo mais profundo precisa ser feito para entender o que levou a esse cenário e quais as mudanças necessárias.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?
(Virgínia Celestino) -> Assim como em qualquer etapa da Jornada, o primeiro passo é pensar com humanização e empatia sobre o que aquele momento representa para a pessoa colaboradora. Começar um trabalho novo em uma empresa nova é um processo que costuma gerar bastante ansiedade: não sabemos com quem vamos trabalhar, como é o ambiente de trabalho e a relação entre as pessoas do time, qual a rotina, temos medo de não ter tomado a melhor decisão, de não conseguir fazer um bom trabalho, de não nos encaixarmos. É com esses sentimentos que muitas pessoas chegam para o primeiro dia de trabalho, para iniciar o Onboarding. E isso precisa ser levado em consideração no momento do planejamento. Falando em termos mais práticos, a etapa de Onboarding começa no momento em que a pessoa é aprovada no Processo Seletivo (como ela recebe a notícia), passa pelo processo de contratação, e vai até as primeiras semanas de trabalho, quando a pessoa já está ambientada ao contexto. Para planejar cada um desses passos não podemos perder de vista qual o objetivo daquele momento, qual a impressão e a mensagem que queremos passar.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?
(Virgínia Celestino) -> Com certeza a liderança possui um papel fundamental na jornada dos colaboradores. O RH tem o papel de mapear e planejar a jornada, mas a partir do momento em que a pessoa entra na empresa, o ponto de contato e de apoio principal da pessoa deixa de ser o RH e passa a ser a liderança. Essa é a pessoa que vai orientar, direcionar, dar feedbacks e facilitar o desenvolvimento da pessoa no ambiente de trabalho. Minha recomendação para as lideranças é que tenham ciência dos objetivos pessoais e profissionais das pessoas que lideram para conseguir conectar esses objetivos com a jornada geral do colaborador na empresa. Fazer essa conexão representa trazer a cultura e os valores de algo intangível para práticas concretas presentes no dia a dia do time.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?
(Virgínia Celestino) -> Antes de tudo, saiba quais são os seus objetivos. Não precisa ser um plano estruturado a longo prazo, mas é importante que você saiba o que quer. A partir disso, busque se qualificar e ter clareza sobre quais seus pontos fortes de acordo com a vaga ou posição que quer ocupar. Por fim, pesquise bastante para encontrar empresas que estão alinhadas com seus objetivos e seus valores, tenha foco e se dedique para esses processos, e busque aproveitar os momentos para conhecer mais sobre a empresa
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Agradeço imensamente a entrevista e te convido a deixar uma mensagem especial para nosso leitor:
(Virgínia Celestino) -> A jornada do colaborador é um mapa geral das experiências e interações das pessoas que passam pela empresa, é importante que esse mapa seja bem pensado e planejado. Mas nunca podemos perder de vista que a experiência de cada pessoa sempre será única, e que cada um tem autonomia para trilhar a própria trajetória a partir do contexto oferecido. Conseguir equilibrar esses dois pontos de vista é um dos grandes desafios dos times de RH para a excelência na Jornada do Colaborador na empresa.