Série Especial: A Jornada do Colaborador – Luciana Faccini
A especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é a Luciana Faccini – Gestão de Gente | DHO | Executiva de Recursos Humanos.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?
(Luciana Faccini) -> Acreditamos que a Jornada do Colaborador começa com o cuidado humanizado que ele recebe desde que começa a fazer parte da empresa. Para isso, buscamos meios de acessá-lo e impacta-lo desde o início, fomentando o orgulho em fazer parte da companhia desde o primeiro momento.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais as etapas da Jornada do Colaborador?
(Luciana Faccini) -> Na Verzani e Sandrini trabalhamos com algumas etapas importantes, que acontecem na sequência: onboarding digital, fácil e veloz; integração online; integração com áreas (Posições ADM); vídeos corporativos de apresentação dos programas e ciclos na companhia; trilhas de treinamento por função; avaliações de desempenho; rituais e discussões ao longo da jornada, de acordo com a agenda corporativa
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?
(Luciana Faccini) -> É no processo de seleção que o encantamento começa! O formato com o qual o candidato é abordado, o cuidado nas explicações sobre os desafios da posição, o onboarding e todo o acolhimento inicial, fidelizam o profissional à empresa.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?
(Luciana Faccini) -> Entendo a Jornada como um grupo de atividades, rituais e encontros que precisam necessariamente estar alinhadas à estratégia e ao planejamento anual corporativo, em que são definidas as ações para o ano seguinte. Este momento deve envolver tanto a área de recursos humanos quanto o alto comando da empresa, a fim de traçar as diretrizes a serem seguidas durante o exercício seguinte.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?
(Luciana Faccini) -> Em nosso entendimento, esta jornada começa no processo de talent e finaliza com a despedida, seja ela natural ou provocada. Alguns indicadores podem ilustrar este caminho. Aqui na Verzani utilizamos: admissões dentro do prazo x TO no período de experiência; aderência aos ciclos de treinamentos por jornada; absenteísmo nos programas corporativos; participação dos ciclos de desempenho; dados qualitativos das entrevistas de desligamento.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Na sua opinião, como deve ser um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador?
(Luciana Faccini) -> Temas como qualidade de vida e no trabalho, clima e cultura organizacional e a preparação para o novo desafio precisam estar dentre os temas a serem amplamente explorados neste momento. Acredito que utilizar do 1:1 com os candidatos e detalhar estes temas é fundamental para um início saudável e sem dúvidas!
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?
(Luciana Faccini) -> Primeiramente a necessidade de um RH alinhado com os planos estratégicos e o planejamento da companhia. Depois, traduzir estes indicadores em ações que necessariamente tenham por pilar times e pessoas alinhadas com esta estratégia. Mas não podemos esquecer que as ações da jornada precisam traduzir a companhia, portanto é preciso ouvir áreas e explorar soluções que possam ser trabalhadas nesta jornada inicial, com foco no sucesso. É preciso que as atividades inicialmente anunciadas sejam fiéis àquelas que são realizadas no dia a dia pelo colaborador. Isso proporcionará maior engajamento na jornada e terá efeitos positivos.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?
(Luciana Faccini) -> Na Verzani e Sandrini, utilizamos um onboarding digital, dando clareza às necessidades iniciais de documentos e formulários. Contudo, ao final desta etapa burocrática é importante que a empresa tenha o cuidado de esclarecer ao colaborador todas as suas dúvidas sobre ambiente de trabalho, entregáveis da posição, programas, ritos e obrigações do time. Ainda assim, mais importante que o fluxo, é a manutenção e acompanhamento dos indicadores.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?
(Luciana Faccini) -> O papel do gestor se torna cada vez mais importante, não apenas em direcionamentos, atividades de trabalho e resultados, mas também como exemplo de ações e gestão por modelo, uma das competências das nossas lideranças na Verzani e Sandrini. Considerando seu papel fundamental nesta jornada, nossos gestores recebem mensalmente seus indicadores de engajamento para cada uma das etapas da jornada. Além disso, orientamos que participem de nossos programas de formação, onde poderão se desenvolver e desempenhar uma gestão cada vez mais participativa. Os indicadores servem para nortear as ações, mas o líder é quem está à frente, acompanhando o dia a dia de seus times, discutindo com eles sobre dificuldades e experiências, tornando sua gestão mais próxima e humanizada e tornando possível capturar oportunidades de interação de forma preditiva e orientada.
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?
(Luciana Faccini) -> Estar atento ao mercado, mas não somente às oportunidades de vagas, mas nas mudanças constantes das competências organizacionais e nos valores da companhia. Habitualmente o candidato se orienta pela entrega do trabalho, olha para as competências da vaga, mas não olha as competências da empresa. Fit cultura precisa ser cada vez mais forte, gerando de fato engajamento ao novo trabalho, ambiente e gestão. Mas principalmente, não pode deixar de estudar e se atualizar. Hoje temos diversos cursos gratuitos de capacitação, digitais e de fácil compreensão e acesso, basta querer!
(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Agradeço imensamente a entrevista e te convido a deixar uma mensagem especial para nosso leitor:
(Luciana Faccini) -> Há tempos o RH deixou de ser a área que gerencia somente recursos humanos. O RH é o coração, é a sensibilidade das operações das empresas, o integrador do homem ao trabalho, que tem papel importante na formação da liderança e atua, principalmente, como o facilitador de experiências. Se você é um profissional de RH, aproveite este cenário tão favorável para a área e faça das experiências do colaborador uma jornada de conhecimento, entrega, engajamento, toque humano, formação e reciprocidade. Se você é um colaborador, eis a oportunidade de se aprofundar melhor nas soluções ofertadas pela área e vivenciar não somente as regras, mas também a sensibilidade, a educação corporativa, e as jornadas de experiências e acolhimento, que é o core de nossas entregas.