Como a cultura contribui para o engajamento e reputação de uma empresa
CCO da Motim, Silas Colombo, mostra de que forma a construção de práticas e rotinas positivas se tornou prioridade para os profissionais após o início da pandemia
Diante dos desafios corporativos, sobretudo o distanciamento, causados em decorrência da Covid-19, a construção de reconhecimento de marca é apontada como a prioridade dos profissionais de marketing ao redor do mundo. É o que revela o Relatório Anual de Marketing 2022, intitulado “Era of Alignment”, elaborado pela Nielsen, corporação de dados e análise de audiência. Uma das empresas que hoje colhe frutos após ter investido na estruturação da cultura e engajamento de seus profissionais é a MOTIM, primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo.
Segundo Silas Colombo, fundador e CCO da companhia, manter o ambiente de trabalho humanizado e encorajador para autenticidade da equipe não só fortalece a reputação da empresa, como também contribui para o desenvolvimento pessoal de cada um, o que corrobora na aceleração dos processos de conquistas da marca.
“Todos que fazem parte, inclusive quem está chegando no time, conseguem entender quais os comportamentos adequados e onde devem dispor a sua energia. Esse cenário faz com que o próprio grupo seja capaz de se autogerir, além de viabilizar que esses colaboradores alinhem os esforços em uma só direção, garantindo o aceleramento dos processos de conquista de uma empresa”, afirma.
Mais do que alavancar resultados positivos para a empresa, Colombo destaca ainda que contar com uma cultura fortalecida e uma equipe engajada assegura um ambiente de trabalho mais qualificado e passível de ações e decisões mais produtivas.
“Para empresas com grandes taxas de crescimento no time, é mais interessante investir em cultura, treinar os comportamentos e direcionar esforços do que microgerenciar os colaboradores no dia a dia. Fazendo um bom processo de contratação e criando um ambiente com a possibilidade de crescimento, o colaborador se sentirá seguro para aplicar seu talento, tornando o próprio ambiente num vetor de desenvolvimento e conforto para seu trabalho”, avalia.
Se a consolidação de práticas e costumes internos se mostram importantes para companhias que convivem com um cenário positivo de mercado, ela se torna ainda mais fundamental para os momentos de crise. Pesquisas mostram, por exemplo, que contar com uma reputação corporativa estável funciona como um escudo, evitando quedas mais abruptas no período de instabilidade.
Ações que fazem a diferença
O fortalecimento de uma cultura e o engajamento de uma equipe são dois desejos para quase qualquer empresa, independente do segmento de atuação. No entanto, o esforço por trás dessas ações faz com que muitas não consigam desempenhar de
acordo com essas exigências. Para Colombo, a idealização dessa sistematização precisa estar inserida desde as pequenas ações diárias da companhia, principalmente por meio de processos mais humanizados e contemplativos.
“Para que uma empresa tenha uma cultura forte exige que todos façam parte e tirem proveito disso. No nosso caso, na MOTIM, esse método começa desde o onboarding, que foge daquele modelo em que a pessoa é enxurrada com uma série de informações nem sempre úteis. Ele é construído numa jornada de pequenas tarefas de forma gamificada, em que a pessoa vai cumprindo tarefas, para que o profissional tenha tempo suficiente de entender o propósito da empresa de forma mais assertiva”, ressalta. Para o CCO, essa alternativa é eficaz, uma vez que permite que o novo colaborador se inclua no time de maneira mais rápida e divertida.
Dentre as ações internas da aceleradora, destaca-se a criação do cargo de Guardião da Cultura. Nomeados pelo próprio time, esses profissionais assumiram o importante papel de garantir que as atitudes de toda a equipe permaneçam alinhadas aos valores da empresa e se façam presentes no dia a dia.
“Os guardiões da cultura da MOTIM são importantes pois eles tiram a sensação de verticalização da empresa, que muitas vezes gera um ambiente de insegurança. A presença desses guardiões possibilita um ambiente de trocas, avaliações e aprimoramento com pessoas que vivem as mesmas experiências”, completa.
É relevante destacar ainda a importância do reconhecimento do time por meio das premiações que acontecem mensalmente e trimestralmente. “Quando falamos de processos criativos, a qualidade, por vezes, é maior que o esperado. Então, em momentos de destaque, em que as entregas vão além, esse trabalho deve ser reconhecido. O objetivo é, justamente, criar um ambiente de estímulo e geração de valor nas entregas”, ressalta Colombo.
Já os momentos de encontro presencial, que acontecem quinzenalmente, servem para aprimorar o ponto de contato e fortalecer o processo que vem sendo construído à distância, com momentos de interação social. Assim, há o compartilhamento de ideias e trocas, mas também estímulo por meio de happy hours, apresentações e conversas. Para o fundador da empresa, essas relações estabelecidas presencialmente podem colaborar no momento de interações no trabalho remoto.
Sobre a MOTIM
Fundada em 2016, a MOTIM é a primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo. A empresa tem como propósito acelerar o crescimento de marcas de inovação por meio da construção de narrativas.