MKT

Sem Marketês, Apenas o Marketing Que Importa!

Persona, links patrocinados, inbound marketing, CTA, lead, landing page…Ufa, diante de tantos termos técnicos, nem sempre é fácil entender o que é marketing digital. Porém, quem disse que precisa ser tão complicado? Por isso, preparei este artigo para que, ao final dele, você saiba tudo sobre o marketing que, de fato, importa. 

O marketing que importa!

“Quem não é visto, não é lembrado. Quem não é lembrado acaba sendo esquecido.” Certamente, você já ouviu essa famosa frase em algum lugar e, de fato, ela é o resumo perfeito da importância do marketing digital.

De forma bem objetiva, se você e/ou o seu negócio não está inserido nas redes sociais, não possui um site e nem pode ser localizado através do Google, você não será encontrado e muito menos lembrado por inúmeros potenciais clientes.

Significa que a sua empresa irá fechar? Não posso afirmar isso. O que eu posso garantir é que você está deixando muito dinheiro na mesa e renunciando a diversas oportunidades de levar o seu negócio a outro patamar.

Talvez, você já tenha tentado estudar marketing ou posicionar o seu negócio no mercado digital, mas tudo pareceu muito complicado, certo? Eu quero descomplicar para você e mostrar como é simples aplicar o marketing que importa. 

Primeiro passo – Quem é o seu cliente?

Quem mais compra ou contrata seus serviços: homens ou mulheres? Qual a faixa etária desse público? O que os motiva a escolher você e não o concorrente? Se você não sabe a resposta a essas perguntas, temos um importante problema aqui. 

Saber quem é o seu cliente é fundamental para começar a fazer marketing digital. O primeiro passo é voltar à estaca zero, identificando o perfil que pode se beneficiar com seu produto/serviço, coletando informações que permitam conhecer as dores que esse público tem, as preferências, como utilizam e se comportam nas redes, entre outros. 

No marketing, conteúdo é rei

A imagem chama a atenção, a música pode emocionar, mas o que realmente converte os interessados em clientes é o conteúdo de qualidade. E quem determina isso? As pessoas que irão consumi-lo.

E aí você se pergunta: “mas as pessoas gostam de coisas diferentes, como agradar a todos?” Não é simples, mas sabe aquela promessa no início do artigo? Então, anota essa dica – um conteúdo de qualidade precisa ser:

  • compreensivo;
  • útil e relevante;
  • educacional;
  • atraente;
  • fácil de entender;
  • e claro, ele precisa responder às dúvidas do seu cliente.

Embora pareça desafiador e, de fato, é, criar conteúdos de qualidade se torna mais simples à medida que você entende quem é o seu cliente e começa a colocar a mão na massa. Quando eles se conectam com o seu público, os frutos serão colhidos.

Redes sociais – Cuide da sua vitrine

Já são mais de 163 milhões de usuários brasileiros conectados às redes sociais. E se você pudesse alcançar 0,1% desse total, qual o impacto para o seu negócio? Caso a sua empresa não esteja presente nessas mídias, consegue perceber a que você está renunciando? 

Além desse grande potencial de vendas, existem outras diversas vantagens de estar presente nas redes sociais:

  • promover a sua marca;
  • ampliar sua comunicação;
  • se tornar referência na sua área;
  • criar um relacionamento próximo com seus clientes.

Como usar as redes?

Voltando ao marketing que importa, as suas redes sociais precisam receber um cuidado especial. Confira um checklist do que deve ser feito:

  • crie uma identidade visual que transmita a essência do seu negócio e se conecte com o público que deseja alcançar;
  • a bio das suas redes precisa ser curta e  responder a três perguntas: O que é a empresa? Quais serviços sua empresa oferece? Como faz para contratar/comprar?
  • desenvolva conteúdos que atraiam novos seguidores e que engajem com aqueles que já seguem o perfil;
  • planeje suas postagens com antecedência, mantenha a frequência e faça um mix entre conteúdos educacionais, trends, benefícios do seu produto/serviço, depoimentos de clientes satisfeitos, divulgação de ações e promoções, entre outros;
  • utilize todos os recursos que as redes sociais oferecem e fique atento ao que tem mais potencial de viralização. Por exemplo, no Instagram, os Reels e posts em carrossel têm um grande alcance;
  • relacione-se com seus clientes. Os seguidores buscam o relacionamento com pessoas e não com marcas.

Preparado para colocar em prática?

Você acabou de ter acesso ao básico do marketing digital, sem marketês. Não podemos negar que ter o suporte de uma agência faz toda a diferença, mas nem sempre é possível. Para esses casos, faça o marketing que importa!

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Carolina Fernandes

Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, palestrante, especialista em Marketing & Comunicação, com mais de 20 anos de atuação passando pelas áreas de assessoria de imprensa, agência de marketing e mundo corporativo entendendo as necessidades como cliente e acredita que o papel das agências do futuro seja criar soluções personalizadas para resolver as dores das marcas, do mercado e das pessoas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar