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Saiba como a  Inteligência Artificial pode impulsionar a estratégia de vendas em marketplaces

Por Ricardo Pinho, diretor executivo da Linx Bridge

Os marketplaces têm se tornado uma parte essencial do cenário de digitalização, oferecendo aos varejistas um alcance significativo no número de vendas,  principalmente aos pequenos comerciantes que, após uma mudança de hábitos no mundo todo, viram o comércio digital como uma oportunidade para expandir seus negócios (neste artigo comento mais sobre o tema). E a Inteligência Artificial (IA) surge como parte desse contexto, oferecendo aos vendedores recursos avançados para melhorar sua estratégia de vendas e obter melhores resultados.

Os números expressam a importância de utilizar a tecnologia a favor do negócio: em um estudo realizado pela Harvard Business Review,  empresas que usam automações inteligentes para vendas são capazes de aumentar os seus leads em mais de 50%, reduzir o tempo de chamada entre 60 a 70% e ter reduções de custos de 40 a 60%. Mas, e na prática, como isso funciona? Trago aqui alguns exemplos:

  1. A IA analisa grandes volumes de dados em tempo real, permitindo que os varejistas monitorem a performance de suas vendas e ajustem suas estratégias de maneira efetiva. Isso ajuda a identificar oportunidades de crescimento e melhorar a experiência do usuário.
  2. Identifica comportamento do cliente, histórico de compras e preferências para oferecer recomendações de produtos personalizadas. Isso pode ajudar os vendedores a oferecer uma experiência de compra mais relevante e cativante aos clientes, aumentando assim as chances de conversão de vendas.
  3. Automatiza processos para economizar tempo e recursos para os vendedores em marketplaces. Segundo um relatório da McKinsey, a automação de processos pode reduzir os custos operacionais em até 60% e aumentar a eficiência em até 80%.
  4. Ajuda os vendedores a otimizarem suas estratégias de precificação e gestão de estoque.

Há um mundo cheio de possibilidades com a Inteligência Artificial. Se a gente extrapolar a análise para as ferramentas que trabalham com LLM (Large Language Model) as possibilidades são infinitas. LLM (Modelo de Linguagem Grande, numa tradução literal) são modelos de redes neurais que consomem e aprendem rapidamente grandes quantidades de texto e são capazes de se “comunicar” em linguagem próxima à humana.

Nesse contexto, já pensou em treinar um “robô” nos diversos manuais de vendas da sua empresa ou do seu produto? A IA Generativa será capaz de aprender e ensinar seus vendedores táticas de venda, dando a eles dicas, gerando insights e trazendo maiores resultados pro seu negócio!

E isso vai além…já há modelos de LLM que analisam até o sentimento de clientes em relação a uma experiência de compra, seja esse sentimento traduzido em comentários num site de e-commerce ou mensagens em redes sociais, seja análises de pesquisa e feedbacks de clientes.   

Resumindo, a IA pode impulsionar as estratégias de vendas em marketplaces ao identificar o caminho mais estratégico, de acordo com dados, para melhorar as vendas dos varejistas. E, à medida que a tecnologia evolui, há uma expectativa de que a IA transforme ainda mais a forma como os vendedores conduzem seus negócios em marketplaces.

* Ricardo Pinho é diretor executivo da Linx Bridge e possui mais de 25 anos de experiência na indústria de software, com foco em serviços, sucesso do cliente, sistemas ERP e transformação digital.

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