Entregar Sucesso ao Cliente não é para todos que “querem”
Colunista Denise Barroso, relata em seu artigo a importância da estratégia de Sucesso do Cliente
No último ano com a grande procura pela entrega de sucesso ao cliente, vivência de boas experiências e centralidade dos clientes dentro das empresas me deparei com muitos obstáculos e esses vem de quem quer fazer com que isso aconteça.
O sucesso ao cliente tornou-se um mantra nos negócios modernos, e por uma boa razão. Empresas que se destacam na entrega de sucesso ao cliente muitas vezes experimentam lealdade do cliente, boca a boca positiva e, é claro, crescimento sustentável. No entanto, apesar da popularidade do conceito, a realidade é que nem todas as empresas que afirmam “querer” entregar sucesso ao cliente são verdadeiramente capazes de fazê-lo. Vamos explorar por que isso acontece e como as empresas podem realmente transformar a intenção em ação.
Comprometimento genuíno
Entregar sucesso ao cliente vai além de Breve descrição da Empresas e declarações de missão. Requer um comprometimento genuíno em entender as necessidades dos clientes e fornecer soluções que os ajudem a alcançar seus objetivos. Muitas empresas falham nesse aspecto, pois veem o sucesso ao cliente como uma estratégia de retenção ou para apagar incêndio, em vez de uma estratégia empresarial. O comprometimento genuíno envolve investir tempo e recursos para compreender profundamente o cliente e adaptar os produtos ou serviços de acordo.
A mudança de olhar para um investimento que vai trazer retorno a médio e longo prazo nem sempre é satisfatório para os empresários.
Cultura organizacional
Uma cultura organizacional centrada no cliente é fundamental para entregar sucesso de forma consistente. Se a cultura da empresa não valoriza a satisfação do cliente e não incentiva a colaboração entre as equipes para atingir esse objetivo, então qualquer esforço nessa direção será superficial. É necessário que todos os níveis da organização estejam alinhados com a importância do sucesso do cliente, desde a liderança até os funcionários da linha de frente.
A virada de chave dentro de processos desenhados para reduzir custos e tempo de operação e levar para o cliente sendo o principal processo não é tão bem visto como parece, pois muitas vezes mostram investimentos que são necessários e que vão demandar tempo para um retorno.
Compreensão da Jornada do Cliente
Entregar sucesso ao cliente requer uma compreensão profunda da jornada do cliente. Isso vai além da simples venda de um produto ou serviço. É sobre entender como o cliente utiliza o produto, quais são os desafios enfrentados ao longo do caminho e como a empresa pode ser um parceiro eficaz nesse percurso. Muitas empresas ficam aquém porque não investem tempo suficiente na análise da jornada do cliente e na identificação de pontos de intervenção para fornecer suporte proativo.
A jornada do cliente é o momento que as interações são medidas, onde os valores são vistos pelos clientes e o momento da verdade quando se implementa soluções de acompanhamento.
Feedback e Iteração Contínua
O sucesso ao cliente não é uma meta única a ser alcançada, mas um processo contínuo. Empresas que não estão dispostas a receber feedback, se adaptar e evoluir continuamente, inevitavelmente, falharão na entrega consistente de sucesso ao cliente. Isso exige humildade para reconhecer falhas, coragem para fazer mudanças necessárias e agilidade para se ajustar às necessidades em constante evolução do cliente.
Nem só de relação de envio de promoções se vive uma empresa é importante saber como o cliente se sente e como ele desejaria está sentido e a percepção do cliente que realmente vale e não o achismo dos empresários.
Conclusão
Entregar sucesso ao cliente não é uma tarefa fácil, e definitivamente não é para todos que “querem” simplesmente afirmar. Requer um comprometimento genuíno, uma cultura organizacional centrada no cliente, uma compreensão profunda da jornada do cliente e disposição para feedback e iteração contínua. As empresas que verdadeiramente abraçam esses princípios estão bem posicionadas para colher os benefícios do sucesso do cliente a longo prazo. No entanto, para aquelas que apenas “querem” sucesso ao cliente sem os alicerces sólidos necessários, o resultado pode ser uma decepção tanto para a empresa quanto para seus clientes.