A transformação empreendedora deve começar pela educação
A educação no Brasil vem enfrentando inúmeros desafios ao longo dos anos, que incluem defasagem nos métodos de ensino, altos índices de evasão escolar e desigualdades entre os estudantes, que foram agravados com a pandemia da covid-19, que começou em 2020 e já dura quase dois anos. Prova disso é o levantamento realizado pela ONG Todos Pela Educação, que aponta que mais de 600 mil estudantes brasileiros deixaram as salas de aula em 2020.
E no âmbito da educação empreendedora, esse cenário não é diferente! Prova disso é uma pesquisa feita pelo Sebrae, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aponta que os pequenos negócios geridos por empreendedores com menor nível de escolaridade foram mais afetados durante a pandemia. Além disso, 44% desses pequenos proprietários precisaram interromper temporariamente o funcionamento de seus negócios
O fato é que esse gap existe há anos e é imprescindível que as empresas também estejam atentas a isso e em como podem contribuir por meio da educação, pensando em soluções para capacitar pessoas envolvidas no seu negócio, sejam seus clientes ou o público interno, por exemplo. No caso dos colaboradores, ações como essas ajudam a melhorar a produtividade e engajar os funcionários. E essa, com certeza é uma tendência para os próximos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, houve um aumento de 20% no investimento em educação corporativa no Brasil no ano passado.
A partir disso, estamos vendo um boom do desenvolvimento de universidades corporativas, que tem como objetivo oferecer aprendizagem de alto nível aos colaboradores, melhorando os resultados e, consequentemente, o retorno financeiro das organizações. Acredito que essas iniciativas podem ser extremamente estratégicas para empresas que desejam fortalecer sua marca empregadora e melhorar a experiência do funcionário, promovendo o desenvolvimento sustentável da companhia.
Hoje, temos diversos cases de sucesso de universidades corporativas que podemos usar como modelo. É o caso da Universidade do Hambúrguer, desenvolvida pelo Mcdonald’s para treinar desde gerentes até CEOs da companhia, e da Ambev On, plataforma que oferece sessões curtas para aprendizagem contínua de temas focados em desenvolvimento pessoal, inovação e marketing, antiga Universidade Ambev e que foi transformada em uma solução online.
Se olharmos para o mercado, também é notória a necessidade de capacitar e profissionalizar os micro e pequenos empreendedores brasileiros, que atualmente geram 90% dos empregos e ajudam a manter a economia em movimento. Em contrapartida, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), quase 10 milhões de empreendedores tiveram de encerrar seus negócios no Brasil em 2020, o que é motivo de preocupação para todos.
Embora seja inegável a evolução do ecossistema empreendedor no país nos últimos anos, é preciso dar subsídios para que essas pessoas continuem criando e desenvolvendo novos negócios. E isso só será possível a partir da democratização do acesso à informação, fazendo com que esse empreendedor se profissionalize e prospere. Acredito que as empresas que já estão estabelecidas podem ajudar com isso, dividindo o seu conhecimento, seja por meio da criação de ebooks gratuitos, disponibilizando cursos e treinamentos online, entre outros. Tudo é válido!
Aqui na Omie, por exemplo, criamos a Omie.Academy, nosso braço educacional que leva capacitação profissional continuada aos empreendedores de forma gratuita, além do primeiro MBA em Gestão Digital Contábil do Brasil, lançado recentemente em parceria com a Trevisan Escola de Negócios. Desenvolvemos essa iniciativa em 2018 e, de lá para cá, estamos aprimorando cada vez mais os conteúdos oferecidos, o que nos possibilitou chegar a um crescimento de mais de 94% no número de usuários inscritos no último ano.
Ao todo, são mais de 600 horas de cursos e treinamentos nas áreas de contabilidade, administração, finanças, comunicação, marketing, gestão, negócios e vendas com certificado, voltados para contadores e empreendedores na retomada de seus negócios e que podem ajudar as PMEs a trilharem jornadas educacionais de sucesso. Acredito que muitas empresas possam seguir o nosso modelo e criar conteúdos de acordo com o seu público-alvo, beneficiando o ecossistema empreendedor como um todo.
O fato é que a educação nunca deixará de ser um pilar importante na transformação da sociedade. Por isso, iniciativas que ajudem a capacitar a população são mais do que bem-vindas, seja pensando no ambiente corporativo ou no desenvolvimento de cursos gratuitos para o público externo, gerando um efeito dominó do bem. Se puder, faça sua parte!