A evolução do varejo e as principais tendências do Customer Experience para 2023
Metaverso, NFTs, machine learning, blockchain… Tudo isso foi amplamente debatido na última NRF Retail’s Big Show 2023, maior evento de varejo do mundo, e deixou muitas tendências e pensamentos no ar. Mas, o que tudo isso significa? Na prática, que a mudança acontece rapidamente, não apenas nas realidades dos negócios que estão em constante fluxo, mas também na inovação tecnológica que vem se movendo em um ritmo mais rápido do que anos anteriores.
O tempo para a transformação digital não vai ser daqui a uma era, mas, sim dia a dia. Segundo a Fashion Snoops, a indústria da moda é um produto de funções, sistemas e indivíduos interconectados que vêm se movendo em diferentes direções e velocidades.
No nível mais básico, a transformação digital e essa evolução do varejo podem se abrir para uma comunicação mais rápida e completa, e mesmo as menores atualizações e ajustes internos podem levar a benefícios profundos para o consumidor final.
Coletivamente, essas mudanças estabelecem as bases para todos nós entrarmos no futuro.
Aqui, irei listar recursos potentes para você ter no seu radar. Afinal, é preciso evoluir junto com essas tendências que citei no começo do artigo.
A boa notícia é que, impulsionado pela demanda de compras online, talvez nenhum outro setor da indústria da moda tenha se transformado mais rápido do que o varejo. E é hora de o seu negócio aproveitar essas tendências e crescer junto com o setor.
Omnichannel: o crossover que traz encantamento ao Customer Experience
Como as linhas entre o digital e o físico continuam a se confundir para os consumidores, o omnichannel precisará responder com uma frente unida (digital e presencial), equipando cada ponto de contato com conveniência e funcionalidade semelhantes.
A inteligência artificial (AI) e as tecnologias 3D podem ajudar a integrar a vitrine, potencializando a experiência virtual e o atendimento personalizado ao cliente em grande escala.
Novos modelos e interfaces de varejo estão surgindo todos os dias, e os negócios precisam combinar agilidade digital com pensamento criativo para atender o futuro cliente onde quer que ele esteja.
Pensando nisso, separei alugmas tendências relevantes:
1 – Phygital store: aprimorando a experiência na loja com tecnologias centradas no cliente.
2- Social Commerce: recapturando o aspecto social das compras em plataformas digitais.
3- Made to measure: fit tech alimenta a confiança do consumidor em apostar em modelos sob medidas.
4- Virtual Try-on: soluções de visualização digital fortalecem o caminho para a compra.
5- Intelligent Recommendations: a personalização orientada por IA cria um comércio memorável e sem atrito.
A phygital store combina partes das experiências digital e física, pois o próximo capítulo das compras no varejo oferece ao consumidor um processo mais pessoal, interativo e inteligente.
Afinal, as compras online durante a pandemia aceleraram o desenvolvimento de tecnologias imersivas como AR e VR, inspirando locais precários a repensar a experiência de varejo à medida que o consumidor retorna às compras na loja física.
Já a loja “phygital” com infusão de tecnologia oferece a chance de uma conexão mais profunda com o cliente, à medida que colapsa os limites tradicionais e cria uma experiência única que pode ser modificada ou adaptada às preferências e necessidades individuais.
O phygital e uma experiência que enche os olhos e abre o coração do consumidor
A combinação dessa abordagem única com tecnologias digitais cria uma experiência informativa e envolvente para os compradores, ao mesmo tempo em que permite que lojas e marcas comuniquem uma história mais completa.
Esse é o match perfeito da evolução do varejo que gera valor e transforma o Customer Experience como o conhecemos hoje! Além disso, não é novidade para ninguém que antecipar as necessidades do comprador é uma grande oportunidade para marcas e varejistas repensarem o papel de experiência de cliente e usarem as tecnologias para aprimorar a experiência na loja.
Por exemplo, o padrão geral é que os consumidores toquem e experimentem mercadorias nas lojas, mas comprem ofertas e concluam a compra online. Como você pode acomodar essas diferentes necessidades e hábitos na loja e criar uma experiência integrada em todos os seus pontos de contato físicos e digitais?
A união entre o online e o presencial na prática: uma aula com a Amazon e a Lush
Um exemplo disso é a Amazon, que traduziu a abordagem digital primeiro para uma série de inovações, a mais recente, uma loja de estilo Amazon. Nela, várias tecnologias são usadas para otimizar cada etapa do processo de compra e criar uma experiência omnichannel sem interrupções, como códigos QR no produto que o consumidor digitaliza para salvar itens em sua conta Amazon.
Sem contar as telas sensíveis ao toque onde o comprador pode navegar online ou solicitar serviços e opções de checkout. Outro exemplo é a marca de beleza Lush, que fundiu a sustentabilidade da tecnologia com seu aplicativo AR Lush Lens, uma solução de embalagem digital que destaca o compromisso da empresa com a inovação ecológica.
Os clientes podem simplesmente apontar a câmera do telefone para o produto real e o aplicativo fornece detalhes como ingredientes, preços e até vídeos de instruções.
Se você pretende acompanhar essa evolução e as tendências do varejo e fortalecer seu Customer Experience investindo em atualizações do seu processo de venda na loja física e integrando tecnologias, um ponto a ter em mente é que a integração da tecnologia à loja deve ser feita com propósito.
Pense criticamente sobre as prioridades de seus consumidores (ou seja, gastos, conveniência, imersão da marca, sustentabilidade) e explore a tecnologia que melhor se alinha com essas necessidades.
Todos nós sabemos que 2023 é o ano de desenvolver tecnologia nas lojas físicas e digitais, e existem várias opções para transformar a experiência presencial e online, inclusive conectando-a com excelência e oferecendo um Customer Experience de respeito.
Várias marcas já são adeptas dessa evolução do varejo e estão transformando a experiência do cliente e surfando a onda de ser pioneiras no Brasil. Basta você entender qual é a melhor solução para você e transformar essa escolha em um diferencial para suas vendas – e sentir o retorno do seu faturamento ainda neste trimestre. Boa transformação e boas vendas!