Saiba como implementar uma cultura de criatividade e inovação em negócios mais conservadores
Sair do "arroz com feijão" requer a criação de um ambiente que estimule as novas ideias dentro da companhia, afirmam as sócias da Jahe Marketing
Abrir um negócio é uma tarefa intensa e desafiadora, mas mantê-lo em funcionamento exige ainda mais do empreendedor. Um dado recente do Mapa de Empresas, organizado pelo Ministério do Empreendedorismo do governo federal, mostra que 2.153.840 negócios foram extintos em 2023, o que representa quatro empresas fechadas por minuto. Não é pouca coisa.
“Fechar as portas de uma empresa dificilmente é desejo do empresário, pois, ao iniciar uma nova empreitada, é natural que se deseje sucesso, da maneira mais saudável possível. Mas empreender é uma tarefa que traz diversos desafios e, nesse ambiente, muitos tendem a cair em uma armadilha clássica: se concentrar em uma fórmula única de sucesso, sem espaço para a criatividade ou a reinvenção ao longo do tempo”, avalia Thaís Faccin, sócia da Jahe Marketing.
De acordo com ela, o temor é que arriscar-se pode trazer mais dores de cabeça do que benefícios. Ao mesmo tempo, ousar e tentar se diferenciar da concorrência, é essencial. Então, como sair desse paradoxo?
A primeira coisa a se fazer é cultivar o “olhar de turista” entre os gestores e o time da empresa, diz Satye Inatomi, também sócia da Jahe Marketing. “Reparar em tudo quase o tempo todo, como um viajante em uma nova cidade, que observa desde a arquitetura dos prédios até o formato das caixas de correio ou o desenho dos semáforos”, exemplifica. “Estimular a curiosidade no time é uma maneira simples (e barata) de fomentar um ambiente de criatividade dentro do negócio.”
Mas, para que as boas ideias floresçam a partir da criatividade do time, é preciso criar um espaço para que elas sejam discutidas periodicamente. “Isso pode ser feito de muitas maneiras, mas é essencial que esse espaço de debate exista dentro da companhia”, afirma Faccin. Entre os formatos que isso pode ter, ela menciona uma reunião mensal ou bimestral de troca de ideias, ou um canal de comunicação criado dentro da empresa para que os funcionários compartilhem o que estão criando.
“De nada adianta, contudo, estimular a equipe a pensar de maneira inovadora se a gestão da companhia não recebe bem as sugestões. Por isso, é essencial que o empreendedor esteja aberto a ouvir e avaliar as ideias de seus colaboradores, sem julgamentos”, complementa.
E, quando surgirem boas ideias? Como fazer para testá-las e implementá-las sem causar transtornos na operação diária? De acordo com Inatomi, pode ser interessante criar, dentro do negócio, um pequeno comitê de inovação, responsável por desenhar o mapa de implementação das mudanças e avaliar seus custos e benefícios. “Coloque na mesa um cronograma, custos estimados, possíveis parceiros. Pode ser tudo hipotético, mas o segredo é mostrar que o plano é bem amarrado”, diz.
A equipe de Marketing, aliás, pode ser uma excelente aliada neste momento. “O digital permite hoje que empresas façam pesquisas simples de mercado nas redes sociais, por exemplo, e tenham acesso a dados que podem ajudar a entender rapidamente o potencial de uma ideia. Além disso, ficou muito mais fácil entender o que está sendo feito pela concorrência e como”, afirma Faccin.
Por fim, as sócias da Jahe Marketing reforçam a importância de cultivar, dentro do negócio, um ambiente diverso, em que colaboradores com diferentes experiências possam trazer suas ideias para a mesa. “Também é fundamental que eles sintam que sua criatividade e empenho são reconhecidos e recompensados pela empresa, ainda que a ideia não vingue. O comprometimento com a expansão do negócio deve ser sempre valorizado”, conclui Inatomi.
Sobre a Jahe Marketing
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