Experiência Fantástica também está presente no e-commerce B2B
Jornada do consumidor passa a ser ainda mais aprimorada para o processo de compra e venda das empresas
A pandemia não só potencializou as vendas em marketplaces B2C. Os e-commerces de compra e venda B2B em todo o país também ganharam impulso considerável. Com a cadeia de suprimentos em constante necessidade de transformação, muitas companhias passaram a adquirir produtos e serviços por meio de plataformas online, que automatizam e facilitam todo o processo de compras corporativas.
De acordo com pesquisa realizada pela E-consulting, consultoria que mede as previsões financeiras do varejo eletrônico, em 2019 as vendas online B2B movimentaram mais de R$ 2 trilhões no Brasil, e, desde o início da pandemia, esse mercado registrou crescimento de 62%.
Diante de todas as mudanças impostas pela crise e, por consequência, o crescimento das compras e vendas online, o Mercado Eletrônico, líder em soluções para e-commerce B2B na América Latina, colocou foco na experiência de uso da plataforma. “Passamos por uma alteração no comportamento do consumidor B2B. Independentemente se o cliente está comprando para a empresa em que trabalha, acima de tudo ele quer ter boas experiências. E isso inclui desde a implementação da tecnologia até o seu dia a dia de negociação e tomadas de decisão mais assertivas”, comenta a diretora de marketing do Mercado Eletrônico, Klyvian Flores.
Em 2020, a companhia fez um ajuste em seu valor, que antes era “serviço fantástico”, para “experiência fantástica” por acreditar que o sucesso dos negócios B2B é inerente ao sucesso dos clientes. Dessa forma, passaram a promover uma experiência diferenciada desde a abordagem comercial até o pós-venda.
“Mais do que nunca, nosso objetivo é construir relacionamentos e jornadas personalizadas, oferecendo, assim, uma experiência fantástica a cada um dos usuários. As plataformas mobile e os dispositivos conectados a qualquer hora e em qualquer lugar transformaram as expectativas dos clientes. Eles esperam realizar suas atividades sem limites, e tudo de forma simples, intuitiva e com pouco esforço.”
Para a companhia, mais importante do que oferecer uma plataforma ao mercado é proporcionar uma experiência completa para se tornar um parceiro de negócios confiável.
“Neste ano, nosso maior projeto está relacionado à inovação da oferta e à comunicação com os usuários. Estamos pensando em toda a jornada do cliente. Desde a abordagem comercial até a operação dos usuários na nossa plataforma. Vamos trabalhar de forma muito integrada, sempre buscando entender suas necessidades para entregar algo além do esperado. A ideia é que todos participem do processo de evolução”, completa Klyvian.
Listada como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil há 3 anos consecutivos, o Mercado Eletrônico possui uma marca muito forte: investir em seu time de colaboradores para promover um ambiente feliz e produtivo.
“Acreditamos que o nosso valor mais importante está traduzido na frase: pessoas em primeiro lugar. Pois são elas que vão garantir a melhor experiência aos nossos clientes. Por isso, temos uma cultura muito alinhada com a nossa missão, visão e valores”, reforça.
Outra mudança inesperada que a pandemia trouxe para todos foi a aproximação por meio da tecnologia. Toda a empresa está trabalhando 100% online e, mesmo assim, conseguiu estar mais próxima dos clientes. Klyvian explica que o relacionamento é uma parte indispensável para conquistar uma experiência fantástica, tendo em vista que o usuário espera ser ouvido e tratado com empatia pela companhia.
“Os clientes esperam uma solução simples e completa, assim como atendimento personalizado. Hoje a área de compras é protagonista nos negócios e tem um papel fundamental no crescimento sustentável de uma empresa. Queremos contribuir por meio da tecnologia para que os profissionais trabalhem de forma mais estratégica”, finaliza.
Sobre o Mercado Eletrônico
O Mercado Eletrônico é líder na América Latina em soluções de e-commerce B2B. Suas tecnologias e serviços para as áreas de compras ajudam empresas a conquistar mais economia, agilidade, compliance e colaboração. Com escritórios no Brasil, México, EUA e Portugal, contabiliza mais de 1 milhão de fornecedores, 8 mil compradores e transaciona um valor acima de R$ 100 bilhões em negócios todos os anos. O ME é GPTW (Great Place To Work) e está na lista das melhores empresas para trabalhar nos rankings Brasil e TI, nas edições 2018, 2019 e 2020. É também um dos vencedores 2019 do Guia VOCÊ S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar e Lugares Incríveis para Trabalhar 2020. Para mais informações, acesse me.com.br.