Executivos apostam em novas tecnologias para vencer crise
Inteligência artificial e automação, em especial os chatbots tem se tornado onipresentes nas companhias e mudaram a forma como as empresas se relacionam com seus clientes.
Diante de um ambiente global de incertezas comerciais e políticas, apesar da retomada após prolongada recessão, os executivos passaram a buscar internamente oportunidades de crescimento, “Os CEOS perceberam que diante do enorme volume de dados diários e dos diversos canais de comunicação, só a automação e a inteligência artificial poderiam atender à crescente demanda, ampliando a velocidade e a eficiência nas comunicações”, diz Rodrigo Martins, CEO da Doc.Sync, agência de publicidade especializada em inteligência de venda.
De acordo com Martins, a inteligência artificial oferece uma enorme oportunidade para quem inseri-la em seu negócio pois possibilita uma atuação omnichannel. Desde chatbots, passando pela machine learning e internet das coisas, as ferramentas de IA agregam eficiência e alto índice de resolução para os usuários. Segundo pesquisa da Price Waterhouse Coopers de janeiro de 2022, a IA pode contribuir para aumentar em US$ 15,7 trilhões o PIB global até 2030, um salto de quase 15%.
No mercado de telefonia, a IA tem se tornado uma forte aliada. Durante a pandemia as empresas reduziram ou simplesmente retiraram os funcionários das frentes de atendimento ao cliente dos escritórios para o home office. Ao mesmo tempo o serviço dos chatbots teve um aumento exponencial, com elevação expressiva nas vendas e melhoras no relacionamento com os clientes como resultados. Segundo o Gartner, até 2022 70% de todas as interações com empresas envolveriam essas novas ferramentas, enquanto que esse índice era de apenas 18% em 2018.
“Toda empresa que possui foco em crescimento e competitividade sabe que não é suficiente trabalhar muito para alcançar seus objetivos. A velocidade hoje é fator determinante no processo”, analisa Martins, e continua: “é vital construir um bom relacionamento para a conversão efetiva em vendas e melhores resultados e nesse sentido investir no omnichanel e chatbots é o grande trunfo das empresas na busca de uma comunicação eficaz com o novo consumidor“, finaliza.
Sobre a Doc.Sync
Uma agência de comunicação e tecnologia antenada nos novos meios para trazer conversões e vendas para seus clientes: essa é Doc.Sync. Com os desafios da era digital, a empresa desenvolveu dentro de seu escopo de atuação uma área dedicada ao desenvolvimento de produtos tecnológicos, de onde surgiram ferramentas que hoje constituem verdadeiras “chaves mestras” para o bom desempenho do negócio, já que unem análise técnica com inovação, resultando em estratégias assertivas de captação e conversão de leads.