Entrevistas

Entrevista | Zabbix Conference Brazil 2022

A entrevista de hoje é com Luciano Alves, presidente da Zabbix para a América Latina.

Luciano é responsável pelo escritório da Zabbix desde Setembro de 2020, e por todas as operações da empresa no Brasil e demais países da América Latina. Foi um dos  primeiros instrutores oficiais certificados pela Zabbix no país e já capacitou profissionais em diferentes países do continente. Desde 1994, tem trabalhado para apoiar a infraestrutura de ICT, utilizando sua experiência em direcionar e monitorar plataformas.

Confira a entrevista completa:

1 – (Redação) O comportamento dos consumidores brasileiros já estava em grande transformação e a pandemia acelerou muito esse processo no mercado, onde as informações estão cada dia sendo mais valorizadas. Entre 2 e 5 de junho, a Zabbix realizou em São Paulo o evento Zabbix Conference Brazil 2022, e quais foram os benefícios na vigilância e mitigação de riscos de TI apresentados?

(Luciano) Com a pandemia, as empresas precisaram agir muito rápido. O tema tornou-se ainda mais relevante porque algumas empresas  que tiveram que mudar suas estruturas para o home office acabaram sofrendo alguns ataques. Mas o Zabbix é desenvolvido para estar em conformidade com as exigências de segurança corporativa e  trabalha de forma muito atenta com o tema. Ele tem funcionalidades como criptografia e segurança de senhas, por exemplo. Ficamos felizes que este tema tenha esta relevância, pois nos permite mostrar que o Zabbix está preparado para atender o mercado nas suas necessidades de proteção de dados nas mais diversas condições.

2 – (Redação) A plataforma Zabbix é uma plataforma de coleta de análise de dados de tempo real e como funciona a sua construção colaborativa e a comunidade Zabbix?

(Luciano) O maior diferencial do Zabbix é ser uma plataforma 100% open source e de fácil implementação. Isso significa custo ‘zero’ de licença de uso do software, ou seja, você somente paga pelos serviços de suporte que deseja ou necessita. Uma vez que você instala o Zabbix, você tem acesso a todo o potencial da ferramenta, como também ao código fonte, que é liberado para qualquer pessoa que tenha interesse em ver como ele funciona “por baixo do capô”. Este é um modelo diferente daqueles mais comerciais, no quais, além do serviço, é necessário também adquirir a licença de uso. Softwares open source estão em constante transformação. Esse desenvolvimento contínuo é realizado pela fabricante e por uma rede de parceiros que conta hoje com cerca de 250 desenvolvedores oficiais ao redor do mundo, 50 deles no Brasil. Versões novas são lançadas a cada 18 meses e as intermediárias a cada seis meses. Essa poderosa rede é muito colaborativa e compartilha constantemente atualizações e correções entre si, fazendo com que o Zabbix seja muito dinâmico e em constante evolução. Além da rede de parceiros oficiais, há uma comunidade de usuários que no Brasil alcança mais de 15 mil profissionais que troca muita informação em fóruns, eventos e redes sociais. A comunidade Zabbix é formada por profissionais talentosos e que são muito engajados com a ferramenta por causa dos resultados que ela proporciona.

3 – (Redação) Qual a importância para o mercado brasileiro as soluções apresentadas na Zabbix Conference Brazil  para 2022?

(Luciano) Na Zabbix Conference Brazil 2022, a primeira após a pandemia, a importância foi mostrar que qualquer negócio nos dias de hoje pode se beneficiar com a coleta e o monitoramento de dados em tempo real. Essa é uma realidade que os gestores precisam compreender, visto que isso pode significar a redução de custos, a mitigação de riscos, um atendimento melhor aos clientes e uma grande ajuda na tomada de decisões que impactam a qualidade dos serviços e produtos ofertados. No caso de sistemas de telecom, a análise estratégica dos dados coletados pelo Zabbix pode otimizar processos, tempo e recursos que podem fazer uma diferença enorme nos resultados.

4 – (Redação) Quais são os principais produtos Zabbix e como eles são importantes para a experiência do cliente hoje?

(Luciano) O principal produto que a Zabbix Sia oferece ao mercado é o software de monitoramento de dados de código aberto Zabbix. Uma empresa pode instalar o Zabbix e começar a usá-lo sem custo. Para uma experiência de usabilidade completa, nossa orientação é contratar um de nossos parceiros oficiais que oferece serviços de consultoria, implantação, avaliação, atualização e treinamentos. São serviços que podem ser adquiridos de acordo com as necessidades da empresa e de seu nível de conhecimento sobre a plataforma. As maiores vantagens de se conectar à rede oficial de parceiros Zabbix são a agilidade na solução de problemas, as constantes atualizações do sistema, o planejamento de projetos customizados, os treinamentos e o suporte contínuo a custos relativamente baixos.

5 – (Redação) Poderia nos detalhar um case apresentado em destaque no Zabbix Conference Brazil 2022?

(Luciano) A Zabbix Conference Brazil 2022 apresentou casos muito importantes ligados ao relacionamento com clientes. Um deles, que ressalto, foi o do nosso parceiro oficial Lunio, empresa pernambucana de inovação situada no Porto Digital, que desenvolveu uma solução de implantação do Zabbix em uma empresa de Telecom com 400.000 clientes distribuídos em 20 estados. O objetivo era minimizar riscos de ocorrências que impactassem no serviço de atendimento, congestionando-o. O resultado foi a implantação de monitoramento e de automatização de processos que puderam minimizar os riscos, otimizar o trabalho e os recursos e, ao mesmo tempo, contribuir com um melhor desempenho do time de atendimento ao cliente final, sem a necessidade de aumentar a infraestrutura do call center.

6 – (Redação) Gostaria de deixar uma frase ou consideração final aos nossos leitores?

(Luciano) Com o Zabbix, hoje é possível simular a experiência do usuário final e antecipar situações de atendimento e de call center. Por exemplo, em uma situação em que o e-commerce está levando mais tempo do que o usual, é possível programar mensagens na URA, evitando que um grande número de ligações chegue aos atendentes ao mesmo tempo. O Zabbix consegue testar a experiência do usuário e se comunicar com o grupo de atendentes, postar mensagens e até responder chamados automaticamente. Por isso, meu conselho é que, ao  buscar uma ferramenta de  monitoramento da experiência do usuário e de automação de processos, o gestor avalie quão transversal é esta ferramenta, ou seja, se ela é capaz não só de fazer o monitoramento dos dados, mas também de fazer a integração com as ferramentas que são utilizadas no atendimento. E isso o Zabbix faz.

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