Entrevista Especial | Ântimo Gentile Filho – Diretor Presidente da DNK sobre a Black Friday no Brasil
Saiba mais sobre nosso entrevistado especial de hoje: Ântimo Gentile Filho – Diretor Presidente.
Profissional com 43 anos de experiência no mercado, sendo 28 na area de soluções para Contact Centers. Fundador da DNK INFOTELECOM, com passagens em empresas nacionais e multinacionais, sempre em cargos de comando.
1-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – A Black Friday está entre as mais relevantes para o comércio brasileiro. Em 2021, por exemplo, ela gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce, conforme dados divulgados pela Ebit|Nielsen, o que representou 1,7% de aumento em relação ao mesmo período de 2020. Em sua visão, quais são as perspectivas para o ano de 2022?
(Ântimo) – Acredito que com a melhora da Economia, que é notável após o evento da Covid, teremos um crescimento maior ainda do que em 2021. A despeito de um momento importante como a eleição Presidencial, me parece que o consumidor está mais seguro com relação a Economia, e também mais confiante nas ferramentas que possibilitam a compra via Internet.
2-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Segundo pesquisa da Neotrust, O faturamento do comércio eletrônico nos cinco primeiros meses do ano foi 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia. Diante deste cenário, quais as estratégias que as marcas necessitam realizar para se diferenciar em meio a tanta concorrência digital?*
(Ântimo) – Penso que ações de Marketing são muito importantes, mas a demonstração das empresas de que realmente se preocupam com os clientes no completo ciclo de venda é de suma importância. Ou seja, a venda, com começo, meio e fim, até a entrega do produto satisfazendo o comprador.
3-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Uma pesquisa da Globo, disponibilizada pela Plataforma Gente, demonstrou que o consumidor está otimista, onde 62% possuem uma expectativa de melhora para o segundo semestre do ano. Desta forma e em sua visão, como você visualiza o otimismo das empresas para a Black Friday de 2022?*
(Ântimo) – O otimismo é muito grande. Estamos as vésperas de uma Copa do Mundo, acabamos (ou quase) de sair de uma pandemia que castigou o comércio, ou seja, temos muito otimismo por parte da população, que enxerga a melhora da Economia e estabilidade do emprego.
4-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –A criação de um forte elo emocional positivo do consumidor com a marca ou produto é um item desejado por muitas empresas. No mercado brasileiro, podemos acompanhar diversos cases com fortíssimas estratégias que visa o impacto emocional para se aproximarem e ter empatia com seu público. Analisando mais de perto nossa sociedade e modelos culturais com nossos padrões mais cativos, em sua visão, qual seria a melhor estratégia para criar ou fortalecer sentimentos positivos dos consumidores com as marcas?*
(Ântimo) – Atenção. Essa, na minha maneira de ver é a palavra que melhor define o caminho. As empresas precisam dar toda atenção aos clientes, em todas as etapas, todo ciclo de venda e pós-venda. É uma relação que precisa ser regada todos os dias.
5-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –A Black Friday de 2022 acontece em um momento especial, em conjunto com a Copa Do Mundo que também ocorre em novembro. Em sua visão, como deverão ficar as estratégias internas das empresas e comércios?*
(Ântimo) – Não poderia acontecer em um melhor momento, como citei acima. Um evento como a Copa do Mundo, num país onde o Futebol é o principal esporte, precisa aproveitar sobremaneira a oportunidade. E não só o comércio eletrônico, o físico também certamente irá se aproveitar, bares e restaurantes não vão deixar passar uma Black Friday como essa.
6-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Com o aumento da exigência do consumidor e migração ao mundo digital, o atendimento multicanal provido pelas marcas ganhou ainda mais importância. Do lado das marcas, não basta somente implantar diversos canais diferentes de comunicação com o cliente, é necessário possuir uma gestão sobre os canais e um sistema de atendimento que consolida as informações.
Em sua opinião, quais suas recomendações para a transformação digital no varejo e o quanto tais dados são importantes, ainda mais em Black Friday?*
(Ântimo) – Sem dúvida alguma esse é um ponto de muita importância. Nada do que citei acima funciona se a empresa não tiver o controle, a gestão. As empresas já possuem milhões de dados acumulados ao longo dos anos, e não param de receber mais e mais informações. É necessário que possuam ferramentas analiticas que permitam conhecer a fundo os clientes, para segmentar de forma harmoniosa a oferta. A DNK representa a Infobip no Brasil, e é excelência no fornecimento de soluções Omnichannel e Anti-Fraude.
7-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Em sua visão, o que é necessário para as marcas terem sucesso na Black Friday de 2022?*
(Ântimo) – Bem creio que aquilo que foi trabalhado nos anos anteriores farão a diferença. Quem comprou e teve uma experiência positiva de uma forma geral, fica fidelizado. Ou seja, é cumprir com aquilo que o cliente deseja.
😎 (Euriale Voidela – Portal Customer) –E por outro lado: O que não fazer ou tomar cuidado na Black Friday de 2022?*
(Ântimo) – Como sempre, o cuidado com fraudes deve ser triplicado. A cada dia a tecnologia evolui, para o bem e para o mal. As empresas precisam estar muito atentas a essa questão. A Industria de Tecnologia oferece cada vez mais ferramentas que ajudam a mitigar as fraudes. Isso é investimento
9-) (Euriale Voidela – Portal Customer) –Para finalizarmos, gostaria de deixar uma dica de leitura, filme ou livro que colabore e promova a reflexão junto ao tema de “Clientes”?*
(Ântimo) – O livro ” O Jeito Disney de Encantar Clientes” é muito bacana. Mas também cito “Na Raça”, do Guilherme Benchimol. O Jeito XP de tratar os clientes é encantador, na minha modesta opinião, e a luta desse cara na construção da empresa é digna de destaque.