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Entrevista | Black Friday de 2022 com Valério Xavier, Diretor Comercial da Vocalcom

A entrevista especial de hoje sobre a Black Friday é com o Valério Xavier, Diretor Comerial da Vocalcom.

Profissional com 20 anos de experiência em TI e Marketing, em relevantes empresas do setor. Pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC, Bacharel em TI pela Universidade da Cidade, Gerente de Projetos certificado pelo PMI.

Ocupa atualmente o cargo de Diretor de Vendas e estratégia de Marketing na Vocalcom Brasil, com a missão de expandir os negócios da empresa na região.

Confira a entrevista completa:

1-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – A Black Friday está entre as mais relevantes para o comércio brasileiro. Em 2021, por exemplo, ela gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce, conforme dados divulgados pela Ebit|Nielsen, o que representou 1,7% de aumento em relação ao mesmo período de 2020. Em sua visão, quais são as perspectivas para o ano de 2022?

(Valério Xavier) O público brasileiro é historicamente um povo otimista e grande consumidor. Durante o momento da pandemia houve um comportamento de consumo incentivado pelo modelo de home office e restrições de movimentação e relacionamento entre as pessoas. Acredito que é do ser humano procurar novas formas de satisfazer ou compensar o seu momento pessoal e o consumo de bens e serviços é sempre uma válvula de escape. Em 2022 estamos vivenciando uma retomada da rotina que conhecemos e aliada a uma melhora da economia brasileira com redução da taxa de desemprego e aumento do PIB, acho que o mercado pode esperar uma BF com resultados melhores que ano passado.

2-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Segundo pesquisa da Neotrust, O faturamento do comércio eletrônico nos cinco primeiros meses do ano foi 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia. Diante deste cenário, quais as estratégias que as marcas necessitam realizar para se diferenciar em meio a tanta concorrência digital?

(Valério Xavier) Na minha visão o consumo digital é pautado principalmente pelo custo de oportunidade e praticidade. Pegar o consumidor no momento de compra com o preço certo e o prazo de entrega adequado é crucial para a decisão de compra. Nesse sentido venho observando uma movimentação estratégica dos players digitais com entregas das mercadorias no menor tempo possível, muitas vezes no mesmo dia. Isso vem se tornando um grande diferencial. As estratégias atreladas à publicidade e a logística têm sido cada vez mais um determinante do bom posicionamento da marca no mercado. É necessário se levar em conta também que as empresas vem procurando conduzir a comunicação para um público cada vez mais heterogêneo e por sua vez personalizando essa abordagem, tanto na parte da oferta do produto, quanto na gama dos canais de comunicação.

3-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Uma pesquisa da Globo, disponibilizada pela Plataforma Gente, demonstrou que o consumidor está otimista, onde 62% possuem uma expectativa de melhora para o segundo semestre do ano. Desta forma e em sua visão, como você visualiza o otimismo das empresas para a Black Friday de 2022?

(Valério Xavier) Essas pesquisas são um importante termômetro para que as empresas possam traçar suas estratégias. Como disse anteriormente, o brasileiro é otimista por natureza e respondemos bem mesmo ao mínimo sinal de mudança positiva. Os principais indicadores econômicos estão numa tendência de crescimento e isso reflete no comportamento de consumo. Nosso mercado é muito resiliente e consequentemente as empresas estão acostumadas a trabalhar com estes cenários voláteis. Se o vento está se mostrando favorável, as empresas não vão perder esse momento para produzir bons resultados. De fato, no geral, elas me parecem maduras para isso.

4-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – A criação de um forte elo emocional positivo do consumidor com a marca ou produto é um item desejado por muitas empresas. No mercado brasileiro, podemos acompanhar diversos cases com fortíssimas estratégias que visa o impacto emocional para se aproximarem e ter empatia com seu público.  Analisando mais de perto nossa sociedade e modelos culturais com nossos padrões mais cativos, em sua visão, qual seria a melhor estratégia para criar ou fortalecer sentimentos positivos dos consumidores com as marcas?

(Valério Xavier) Na minha opinião isso tudo começa com a identificação de quem é seu público consumidor. Para você estabelecer um elo emocional com seu cliente, antes de mais nada você precisa conhecê-lo, entender como ele pensa, quais são os seus desejos, quais são os seus temores. Por quê não “explorar” também o lado emocional negativo do cliente? Se você conhece o que ele não gosta, o que ele teme, já é um bom começo para saber o que você não deve fazer, ou ainda como pode resolver aquela insegurança, transformando isso numa solução. O que é certo e provado, na minha concepção, é que não adianta você falar com seu cliente somente nas datas especiais, como BF, Natal, Dias das Mães, … o desafio, penso eu, é que a comunicação tem que se dar durante todo o ano e não necessariamente para ofertar algo para ele comprar. Isso cria uma atmosfera de confiança e proximidade.

5-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – A Black Friday de 2022 acontece em um momento especial, em conjunto com a Copa Do Mundo que também ocorre em novembro. Em sua visão, como deverão ficar as estratégias internas das empresas e comércios?

(Valério Xavier) Copa do Mundo é sempre um assunto à parte. É o momento que o Brasil “para”, como se diz. Como todo evento, algumas soluções se beneficiam mais que outras, neste caso, sabemos que vendas de TV, Streaming e TV por assinatura, entre outros, acabam tendo apelo maior. Mas BF é um evento também esperado o ano todo pelos consumidores em buscar de boas oportunidades de negócios. Acredito que as empresas vão conseguir tirar proveito do evento do mundial para criar um elo de ligação com seus negócios e impulsionar as vendas.

6-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Com o aumento da exigência do consumidor e migração ao mundo digital, o atendimento multicanal provido pelas marcas ganhou ainda mais importância. Do lado das marcas, não basta somente implantar diversos canais diferentes de comunicação com o cliente, é necessário possuir uma gestão sobre os canais e um sistema de atendimento que consolida as informações.

Em sua opinião, quais suas recomendações para a transformação digital no varejo e o quanto tais dados são importantes, ainda mais em Black Friday?

(Valério Xavier) Neste sentido temos dois desafios: o atendimento multicanal e a regulamentação da LGPD. Sabemos que os clientes hoje querem a liberdade de falar com a marca em vários canais, de acordo com sua disponibilidade e interesse. Esse comportamento trás um desafio para as empresas no que tange a gestão da comunicação. Muito tem se falado no conceito do omnichannel, que é uma evolução da multi canalidade, e acho que esse é o caminho para a convergência entre desejo e oferta. O mercado está atento a essa onda e começando a amadurecer o conceito. Os ganhos vão além da gestão da comunicação. Com relação à gestão dos dados, o que se pode fazer é reforçar a sua estrutura de gestão das informações dos clientes, tanto no aspecto tecnológico, quanto de processos, mas entendo que a dica de ouro é: colete somente os dados que realmente precisa utilizar.

7-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Em sua visão, o que é necessário para as marcas terem sucesso na Black Friday de 2022?

(Valério Xavier) Acho que é uma conjuntura disso tudo que falamos… perceber o cliente, estar por perto, estabelecer uma comunicação genuína, sincera e com uma oferta bem direcionada.

😎 (Euriale Voidela – Portal Customer) – E por outro lado: O que não fazer ou tomar cuidado na Black Friday de 2022?

(Valério Xavier) Acima de tudo deve-se manter a transparência no relacionamento. Prometer prazos de entrega que não se pode cumprir, preços promocionais que na verdade não são e garantir acima de tudo uma boa experiência na venda e pós-venda, acredito que é um bom caminho para começar.

9-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Para finalizarmos, gostaria de deixar uma dica de leitura, filme ou livro que colabore e promova a reflexão junto ao tema de “Clientes”?

(Valério Xavier) Gosto das leituras com mensagens mais simples, sem muitos sinônimos. Tem dois livros sobre o tema com leitura super suave e que ao mesmo tempo passam a mensagem de forma clara: “Como Conquistar Clientes e Mantê-los Para Sempre” e “O jeito Disney de encantar os clientes”. São dois livros já lançados há muito tempo e que na minha visão valem até hoje.

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