EntrevistasEntrevistas

Entrevista Exclusiva – As mulheres da TI com Safire Lauene da mLabs

Safire é Desenvolvedora há 8 anos, formada em Tecnologia de Banco de Dados pela FATEC SJC. Atua como Front-End na mLabs.

Para uma série de entrevistas exclusivas e comemorativas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, convidamos um grupo muito especial de executivas renomadas para a ação e nos proporcionar suas visões sobre a importância da liderança feminina nas empresas, a importância do Dia da Mulher e o que ele representa. Além de reportarem a realidade em suas áreas sobre a equiparidade nos cargos. A convidada especial de hoje é a Safire Lauene da Silva – Desenvolvedora front-end – mLabs

Safire é Desenvolvedora há 8 anos, formada em Tecnologia de Banco de Dados pela FATEC SJC. Atua como Front-End na mLabs.

Confira a entrevista completa com a Safire Lauene:

1. (Euriale Voidela) A tecnologia e a transformação digital, neste ano foram grandes aliadas das empresas e, em muitas delas, diversos projetos foram acelerados devido a urgência do momento que foram fundamentais para
a sustentação da experiência dos clientes.

Em uma pesquisa da Revelo, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos, relata que em 2017, elas respondiam por apenas 10,9% de contratações. Ao ano de 2020, tal item subiu para 12%.

A pesquisa relatou ainda que os convites para entrevistas direcionados às candidatas mulheres apresentou crescimento na linha de tecnologia, entre os anos de 2017 e 2019, o volume passou de 12% para 17%. De qualquer forma, ainda é uma baixa a representatividade feminina no segmento. Desta forma, em sua visão, como visualizar a importância da diversidade e presença feminina das lideranças de TI?

(Safire Lauene) Ter a presença feminina em mais cargos de liderança faz com que outras mulheres se sintam representadas nesse espaço. Essas líderes conseguem inspirar outras mulheres fazendo com que elas entendam que aquele lugar é algo atingível.
Infelizmente esse volume de mulheres ocupando cargos de liderança ainda é pequeno, mas vejo que estamos melhorando aos poucos, com iniciativas em todos os lugares – dentro e fora das empresas.
Aqui dentro da mLabs, por exemplo, está vivendo um momento de crescimento e sinto que, desde já, existe uma preocupação com um ambiente saudável e diverso para que possamos trazer cada vez mais mulheres na tecnologia e na liderança.
Como exemplos, posso contar que o time de Pessoas tem trabalhado com a liderança de tecnologia para desenvolver ações para fortalecer a equipe de mulheres em tecnologia. Existem dois projetos em andamento: um grupo para reunir mensalmente todas as mulheres da empresa para trocar insights sobre liderança e representatividade feminina e outro
para reunir as mulheres de tecnologia para discutir como aumentar a porcentagem na empresa.
Na iniciativa para mulheres de tecnologia especificamente, além de ter um espaço psicologicamente seguro para as mulheres conversarem, a ideia é que se certifiquem que a empresa esteja promovendo esse ambiente saudável entre seus colegas e também extrair dados para criarem novas propostas de projetos de atração focados em diversidade.
Além disso, existe um grande foco de estar cada vez mais nas comunidades externas de tecnologia focadas em diversidade: seja em iniciativas ou eventos.
Esses projetos vão ganhar sua visibilidade inicial durante o mês da mulher para continuar o ano inteiro. Resultado desses esforços do time de Pessoas ao lado da liderança é que 43% dos colaboradores totais da mLabs são mulheres, sendo que 45% do total de líderes é representado por mulheres. Em tecnologia, a proporção de colaboradoras mulheres passa o da média nacional. Somos 24,59% de todo o time. E tenho certeza que, com essa preocupação, vamos ter cada vez mais desenvolvedoras, product managers, UX designers e cientistas de dados.

2. (Euriale Voidela) Em sua visão, qual é a importância para o “Dia Internacional da Mulher” para o mercado brasileiro?

(Safire Lauene) Acredito que seja um dia para relembrarmos sobre o espaço que a mulher ocupa hoje no nosso mercado de trabalho.
Há alguns anos, era comum ter o pensamento de que a mulher deveria apenas cuidar da casa e dos filhos. Hoje, vemos a presença de mulheres crescendo no nosso mercado e essa data faz com que relembremos a importância dessa diversidade dentro das empresas e trazer um protagonismo para essas mulheres. Algumas empresas promovem algumas iniciativas internas nessa data para promover uma reflexão sobre a diversidade.
Na empresa onde trabalho, por exemplo, no dia da mulher, recebemos livros sobre feminismo. E os homens também estão recebendo, porque é importante falar de equidade com os homens também para que o ambiente de trabalho seja saudável para todos – homens e mulheres.
Além disso, a mLabs também está promovendo uma série de ações durante o mês.

As mulheres de tecnologia, por exemplo, vão fazer uma palestra para toda empresa mostrando sobre a importância de aumentar o número de
mulheres em tecnologia. Representantes de todas as áreas de tech vão falar sobre quando decidiram entrar na área e como “viraram o jogo”. O objetivo, além de conscientizar todos (homens e mulheres), é também poder inspirar
mulheres de outras áreas da empresa a investir na carreira da tecnologia – ainda mais em um momento em que é cada vez mais comum fazer transição de carreira.
Outra ação importante é um encontro de todas as mulheres para falar sobre empoderamento e representatividade feminina. Será uma roda de conversa e troca de experiências. Além de todas as mulheres da empresa, também foram convidadas algumas clientes da plataforma mLabs para que a troca seja ainda mais rica. O objetivo do encontro é ser mensal e não apenas durante o mês da mulher.

3. (Euriale Voidela) Qual mensagem você gostaria para todos sobre o Dia Internacional da Mulher?

(Safire Lauene) A mensagem que fica desse Dia Internacional da Mulher é a conscientização para mais igualdade e respeito. Mais do que receber flores e chocolates, o que realmente importa é trazermos para mais perto o debate sobre igualdade entre gêneros e começar a aplicá-los no nosso cotidiano. O dia da mulher é comemorado em apenas um dia, mas devemos estender essa reflexão para o ano inteiro.

4. (Euriale Voidela) Em seu segmento, o quão equilibrado é o seu ambiente de trabalho em relação a homens e mulheres? Como foram os desafios em sua carreira e trajetória nesta visão?

(Safire Lauene) Sempre observei que o número de mulheres na área de tecnologia era pequeno – desde as salas de aula de um curso técnico até dentro das empresas, mas vejo que esse cenário está mudando aos poucos.
Hoje, tenho a oportunidade de trabalhar em um lugar onde temos as mulheres ocupando 25% do time de tech. Apesar de ainda ser a maioria homens, vejo a empresa tendo iniciativas internas para tentar trazer mais protagonismo para a mulher e para que elas consigam cada vez mais ganhar o seu espaço.
Quando comecei na área de tecnologia não havia ainda muita preocupação com essa desigualdade de gênero, e essa área sempre foi predominantemente masculina.

Era difícil conseguir encontrar outras mulheres como colega de trabalho que atuassem na mesma área. Às vezes, a minha impostora interna vinha na minha cabeça e eu pensava:
Acho que não sirvo pra isso, melhor desistir e procurar outra coisa.”, mas nós mulheres somos muito fortes. Eu fui aproveitando cada oportunidade que aparecia mesmo com medo. Eu ia com medo mesmo, nas entrevistas,
oportunidades de participar de eventos, de comunidades voltadas para mulheres e acredito que essas iniciativas me ajudaram a chegar onde estou hoje.

5. (Euriale Voidela) Visando as empresas que desejam implantar um modelo eficiente de gestão organizacional voltado igualdade, que conselhos relataria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades
iguais?

(Safire Lauene) Algo que vejo como sendo muito importante é promover uma cultura que incentive a equidade de gênero dentro da empresa, promovendo respeito e oportunidades iguais e também realizar iniciativas internas que envolvam não só as mulheres, mas todos os funcionários para que os homens também façam parte desse debate.

6. (Euriale Voidela) Diversos estudos, já comprovaram que a diversidade nos times e conselhos administrativos, possuem resultado direto com o aumento das receitas e resultados da companhia.
Diante do cenário e em sua visão, quais são os ganhos e benefícios para as empresas e sociedade, em políticas empresariais de igualdade?

(Safire Lauene) Promover um ambiente de igualdade gera valor em vários aspectos. Um ambiente mais justo e igualitário torna o ambiente de trabalho mais leve e agradável e consequentemente o resultado dos funcionários são melhores.
Uma empresa que possui um time mais diverso consegue ter uma visão mais ampla sobre o ponto de vista de várias experiencias, gerando resultados melhores na tomada de decisão.
Quando uma empresa mostra que a igualdade de gênero é uma questão importante isso faz com que ajude a atrair e reter talentos, fora o fato de isso trazer também um significado social para a marca. Promover a igualdade traz benefícios em diversos aspectos.

7. (Euriale Voidela) Em sua área, você teve alguma(as) inspirações femininas durante sua carreira profissional para inspirar ainda mais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher? Quais foram suas grandes inspirações?

(Safire Lauene) Quando entrei na área de informática eu ainda não tinha nenhuma referência feminina para me inspirar. Fui encontrar essa inspiração quando comecei a participar de mais eventos de tecnologia e em contato com comunidades da área formada por mulheres. Uma delas foi a Paula Grangeiro , também desenvolvedora, que tive a oportunidade de conhecêla através de um evento da comunidade PyLadies que teve em minha cidade. Também tive como inspiração todas as mulheres com quem trabalho e já trabalhei algum dia, elas também foram alguém importante nesse processo. Acho que se você é mulher, estimule o crescimento das outras mulheres ao seu redor, você pode ser a inspiração de alguém
também.

Ação especial em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” – Portal Customer.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar