EntrevistasEntrevistas

Entrevista Exclusiva – Importância da liderança feminina com Mari Gradilone

Mari é formada em Desenho Industrial e Arquitetura pela universidade Mackenzie. Mari trabalhou durante 20 anos em uma construtora no ramo de arquitetura e construção.

Para uma série de entrevistas exclusivas e comemorativas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, convidamos um grupo muito especial de executivas renomadas para a ação e nos proporcionar suas visões sobre a importância da liderança feminina nas empresas, a importância do Dia da Mulher e o que ele representa. Além de reportarem a realidade em suas áreas sobre a equiparidade nos cargos. A convidada especial de hoje é a Mari Gradilone – CEO do Club Coworking

Mari é formada em Desenho Industrial e Arquitetura pela universidade Mackenzie. Mariana trabalhou durante 20 anos em uma construtora no ramo de arquitetura e construção. Em 1994, montou o escritório do Virtual Office, habilidade que ajudou a conseguir planejar o começo do negócio. CEO do Club Coworking. Em 2002, ajudou a promulgar a lei que regulamentou a área de escritórios virtuais no país. Hoje faz parte da associação dos escritórios virtuais (ANCEV) que coordena e orienta escritórios em todo o país e ajuda empresas a começar.  Curiosidades: Diretora da ANCEV – Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais. 

Confira a entrevista completa com a Mariana:

1.) Euriale Voidela: Na última edição publicada para as melhores empresas para trabalhar, apenas, 10% delas tinham uma executiva com o título de CEO — a expectativa é que essa porcentagem suba neste e nos próximos anos. Analisando ainda os dados publicados pelo estudo, para os cargos gerais de liderança nas 150 melhores empresas, os índices são bem maiores (40%). De qualquer forma, sabemos que estes números são bem diferentes quando analisamos o mercado de forma geral. Desta forma, em sua visão, como visualizar a importância da diversidade e presença feminina das lideranças em seu segmento?

(Mari Gradilone) Nosso foco de atuação é o setor de prestação de serviços, tendo o Club Coworking um papel essencial na vida de muitas empresas de pequeno, médio e grande porte.

Durante o último ano, enfrentamos grandes desafios, mas começamos 2021 comemorando a taxa de crescimento do negócio pela chegada de novos clientes que migraram suas estruturas de escritórios para a nossa, muitas vezes de forma mais reduzida e adotando o chamado formato de trabalho hibrido. Com este movimento, tivemos contato direto com muitas novas empresas que chegaram até nós, e pudemos notar que ainda, em sua maioria, os líderes são homens e não mulheres.

Em uma de nossas unidades, por exemplo, não temos nenhuma empresa alocada com uma fundadora/empreendedora feminina, são todos homens. Acredito que isso aconteça porque infelizmente na nossa sociedade não há uma cultura de incentivo para as mulheres empreenderem e, muitas vezes, por medo, elas acabam desistindo da carreira. São muitos os preconceitos enraizados, e nosso papel como gestoras em mulheres e ajudar a mudar esse cenário.

É importante entender que a liderança diversa é fundamental em qualquer organização, e a liderança feminina traz pontos de referência, vivências e olhares fortes à construção do negócio.

Estou há 25 anos trabalhando nessa área, diretamente com equipes femininas, que possuem um alto nível de dedicação, delicadeza em lidar com as situações e um profundo entendimento dos clientes e das metas que precisam cumprir. Acredito que o momento não é mais de explicar esses pontos já comprovados, e sim de abrir as portas e as vagas existentes, de forma igualitária.

2.) Euriale Voidela: Proporcionar uma experiência ao cliente fantástica e possuir uma cultura centrada no cliente em toda a jornada de relacionamento, cada dia está sendo mais valorizado pelo consumidor, tanto no B2B ou no B2C. No segmento de experiência do cliente, temos grandes referências femininas atualmente no Brasil e esta presença está crescendo a cada dia. Quais as dicas você daria para as mulheres que desejam uma carreira na área?

(Mari Gradilone) As mulheres possuem uma sensibilidade e um cuidado que contribui para entrega de um serviço de alta excelência. O dom da escuta e atenção aos detalhes são outros pontos de destaque que fazem com que o olhar para o cliente seja atencioso e personalizado.

Então algumas das minhas dicas sãon neste “Dia Internacional da Mulher”: valorize suas intuições; planeje cada passo do caminho e suas metas; procure empreender em áreas novas, inclusive as que são pouco conhecidas pelas mulheres; mantenha o contato direto e frequente com seus clientes, descobrindo o que os motiva e quais seus objetivos, para desta forma, ser cada vez mais assertiva em entregar a melhor experiência para ele.

3.) Euriale Voidela: Em sua visão, qual é a importância para o “Dia Internacional da Mulher” para o mercado brasileiro?

(Mari Gradilone) O “Dia Internacional da Mulher” chegou em uma época importante de nossas vidas, por isso gostaria de deixar uma mensagem para todas as mulheres: continuem com determinação, coragem e levantando a bandeira do empreendedorismo como tem feito nos últimos anos, porque agora, mais do que nunca, o papel da mulher vai ser fundamental, com sua capacidade de resolver problemas, delicadeza e intuição.

Em épocas difíceis como a que estamos vivendo, o lado delicado, humano e de força das mulheres ajuda a mudar o cenário, traz reforço de coragem às famílias e empresas. Esta época não favorece muito os empregos, mas permite que as mulheres coloquem em prática sua sensibilidade para empreender e acreditar em si mesmas.

Na área de prestação de serviços que atuamos, precisamos da união e força das mulheres para mudar o cenário tão duro desta pandemia e de novos tempos, mas realmente acredito que seja possível.

4.) Euriale Voidela: Qual mensagem você gostaria para todos sobre o “Dia Internacional da Mulher”?

(Mari Gradilone) Muita coragem, determinação e foco no empreendedorismo para geração de empregos. Essas três palavras representam o que acredito que seja necessário termos neste momento que estamos vivendo, e essa data nos ajuda a reforçar ainda mais a importância de as mulheres terem sua voz e lugar de fala na sociedade.

5.) Euriale Voidela: Em seu segmento, o quão equilibrado é o seu ambiente de trabalho em relação a homens e mulheres? Como foram os desafios em sua carreira e trajetória nesta visão?

(Mari Gradilone) Somos uma empresa feita e operada por mulheres, e percebemos que ainda somos menos numerosas tanto no ramo em que atuamos, quanto no uso dos coworkings, mas aos poucos estamos mudando esse cenário. Aqui no Club Coworking, fazemos um movimento de apoio a essas empreendedoras, como reforço da importância feminina no mundo dos negócios em diferentes cargos, áreas e organizações, pois queremos elas em todas as atividades e aqui no Club Coworking também.

Tive grandes desafios durante a minha carreira, altos e baixos que temos sempre que tentar resolver da melhor forma e seguir em frente. Hoje, nosso desafio, (da empresa), é voltado para a área de serviços e para ajudar a engajar mais mulheres nos nossos projetos (da empresa e sociais). Nós temos um time formado por 80 mulheres talentosas e unidas, 10 homens batalhadores e engajados.

Sempre tivemos mais mulheres no nosso time na área de prestação de serviços de coworking e escritórios virtuais pela gentileza, delicadeza no relacionamento com os clientes e habilidade de resolver problemas.

O maior desafio neste momento é crescer e ajudar a nossa área a voltar a se desenvolver.

6.) Euriale Voidela: Visando as empresas que desejam implantar um modelo eficiente de gestão organizacional voltado igualdade, que conselhos relataria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades iguais?

(Mari Gradilone) Contratem mulheres em diferentes níveis e áreas de atuação das empresas. A competência feminina para realização de atividades em diferentes frentes não difere em nada a de um profissional do sexo masculino.

Pelo contrário, as mulheres têm muitas qualidades importantes por vezes essenciais para uma empresa, com alto senso de justiça para lidar com contratempos e situações diversas, dedicação e comprometimento.

É como costumamos brincar, elas brigam por fazer sempre mais e melhor.

7.) Euriale Voidela: Diversos estudos, já comprovaram que a diversidade nos times e conselhos administrativos, possuem resultado direto com o aumento das receitas e resultados da companhia. Diante do cenário e em sua visão, quais são os ganhos e benefícios para as empresas e sociedade, em políticas empresariais de igualdade?

(Mari Gradilone) Acredito que os ganhos estão em um time que pratica, respeita e acredita na diversidade real no ambiente de trabalho e, de forma muito orgânica, realiza trocas verdadeira e leva para outros aspectos da sua vida essa mesma diversidade.

De um modo geral, quando o colaborador entende os valores e práticas reais da empresa dentro desses aspectos, ele se vê como parte real de um todo e que cada atividade que realiza contribui para o sucesso do negócio.

Como consequência, há um aumento da produtividade, criatividade e colaboração mutua.

8.) Euriale Voidela: Em sua área, você teve alguma(as) inspirações femininas durante sua carreira profissional? Quais foram suas grandes inspirações?

(Mari Gradilone) Trabalhei muitos anos na área de construção e arquitetura, em um mundo que era praticamente masculino, com grandes talentos com certeza, inclusive trabalhei com homens notáveis, mas minha grande inspiração foi Lina Bo Bardi arquiteta do MASP aqui em São Paulo.

Também morei perto da Casa de Vidro que ela construiu, numa época em que o trabalho das mulheres não era valorizado, mas sua visão futurista, competência e simplicidade, me encantaram e me moldaram para o futuro, acreditando já nesta época que o trabalho feminino poderia fazer muita diferença no mundo, graças a sua determinação, competência e sensibilidade.

Sigo nesta linha de raciocínio ao longo de 25 anos da nossa empresa. Estar à frente de um time de 80 mulheres, me ajuda todos os dias a ser um pouco mais compreensiva, mas fiel aos meus princípios e mais feliz sabendo a importância de influenciar com sabedoria nosso time, time este do meu coração.

Ação especial em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” – Portal Customer.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar