Descubra quais são as expectativas do mercado para o dia dos pais
Crescimento do comércio eletrônico deve continuar forte em 2021 e o período do Dia dos Pais é uma boa oportunidade para aumentar o faturamento da sua loja online
A pandemia do novo coronavírus mudou o comportamento de muitos consumidores, que têm optado por fazer compras online, inclusive em datas comemorativas tradicionais. A mudança refletiu no faturamento do e-commerce em 2020, especialmente no período do Dia dos Pais.
Segundo dados da Ebit|Nielsen, o período de 25 de julho a 8 de agosto foi considerado o melhor para as vendas do comércio eletrônico brasileiro, que atingiu R$ 3,5 bilhões de faturamento -, um aumento de 41% em relação a 2019.
Além disso, o número de pedidos teve um aumento de 37% em comparação ao ano anterior, atingindo a marca de 8,2 milhões.
A pesquisa da Ebit|Nielsen também demonstra que o crescimento do e-commerce se deu em nível nacional. O Nordeste teve aumento nas vendas online de 69%, seguido do Sul +49%, Norte +44%, Centro-Oeste +35% e, por último, Sudeste +27%.
O varejo, no entanto, sofreu com a queda no número de vendas, encolhendo 8,8% na semana do Dia dos Pais, de acordo com pesquisa da Cielo.
Mesmo com o baixo faturamento, o número é visto como sinal de recuperação. Isso porque, no início da pandemia, as vendas no varejo caíram cerca de 50%.
Os números mostram que os varejistas precisam buscar alternativas para alavancar as vendas.
Dia dos Pais 2021
Com a explosão do e-commerce durante a pandemia, as compras online viraram hábito e a tendência é que o comércio eletrônico siga na rota do crescimento em 2021.
Ainda segundo a Ebit|Nielsen, a expectativa é de alta de 26% para o comércio eletrônico ainda esse ano -, o que deve impactar o período do Dia dos Pais, com muitas compras online.
A data está entre as mais importantes para o comércio eletrônico brasileiro, sendo superada apenas pelo Natal e a Black Friday.
Com o alto faturamento no ano passado, a projeção é que as vendas para o Dia dos Pais superem o Dia das Mães e dos Namorados em 2021.
A expansão se deve, principalmente, ao ingresso de novos consumidores às plataformas digitais e à experiência e comodidade das compras online em todas as suas etapas -, desde a escolha do produto até a entrega.
Como seu e-commerce pode se preparar para o Dia dos Pais
Apesar do crescimento exponencial, o comércio eletrônico ainda é relativamente pequeno no Brasil se comparado a países como China e Estados Unidos.
O cenário de crescimento, porém, é visto como uma oportunidade para os empreendedores ampliarem as vendas, principalmente, no período do Dia dos Pais.
Faltando alguns dias para a chegada dessa data tão especial, ainda é possível preparar-se e sair à frente dos competidores.
Para isso será preciso analisar se você conta com um espaço hábil para o estoque ou se será necessário alugar um galpão. Também é de extrema importância analisar a demanda do público, cuidar da segurança e entrega da sua loja.
Ofereça os produtos mais procurados
O ticket médio (gasto médio) dos produtos vendidos pelo e-commerce no Dia dos Pais 2020 foi de R$ 434, uma variação de 3% em relação a 2019.
Dentre as categorias mais populares em 2020 estão moda e acessórios (25%), eletrônicos e informática (18%), beleza (15%), farmácia e saúde (11%) e outros (9%).
Portanto, ofereça produtos atrativos e com antecedência, com preços competitivos ou até mesmo invista nos descontos.
Busque os melhores canais de venda
Na hora de escolher o melhor presente do Dia dos Pais, a maioria dos consumidores busca por produtos nos sites dos varejistas já consolidados.
Isso acaba sendo uma valiosa oportunidade para aproveitar o potencial dos marketplaces, que apresentam diversas vantagens para o e-commerce, como expandir sua marca geograficamente e aumentar seu faturamento.
Entrega dentro do prazo
Os produtos comprados para o Dia dos Pais possuem data certa de entrega, portanto, atrasos são intoleráveis para o consumidor.
É necessário monitorar constantemente os pedidos, embalando e despachando o mais rápido possível.
Seja realista com os prazos de entrega de seu e-commerce, para não gerar expectativas falsas nos clientes. Além disso, opte pela transparência ao ocorrer algum problema na entrega.
Outra dica é apostar em um brinde ou mensagem personalizada para fidelizar os consumidores à sua marca.
Com essas estratégias, o Dia dos Pais de 2021 pode ser a data certa para alavancar as vendas do seu e-commerce. Não perca essa oportunidade!