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Construindo equipes eficazes para empresas de alta performance

Por trás de cada negócio estão pessoas – elas são sua força motriz, elas decidem sobre o sucesso ou o fracasso!

Por trás de cada negócio estão pessoas – elas são sua força motriz, elas decidem sobre o sucesso ou o fracasso! Construir Equipes Eficazes, com certeza é uma grande diferencial.

Você pode ter uma ótima ideia para um produto ou serviço, um plano de negócios brilhante, mas se você não tem uma equipe eficaz, será difícil realizar qualquer coisa. Mesmo que inicialmente você caminhe sozinho, não chegará tão longe quanto com um time fera!

A “Transformação Digital” está presente em nossas vidas e sou uma fã enorme do mundo digital.

Ela é um ponto de facilitação, de otimização, de melhoria nos processos, ganho de tempo e performance em muitos segmentos, mas todas foram programadas e desenvolvidas por humanos estrategistas.

Possuir uma equipe altamente alinhada com os propósitos de sua marca e engajada com o progresso da empresa, irão facilitar e muito, o sucesso de qualquer projeto.

Então, se você é um gestor e quer construir uma equipe eficaz focada no sucesso, vou relacionar algumas dicas para você!

Vamos começar com a EFICIÊNCIA.  O conceito de eficiência está altamente alinhado a META, sendo este, ponto importante e fundamental para a gestão de qualquer equipe.

“A eficiência é uma ação direcional que visa atingir um objetivo específico, em um momento específico, com o uso otimizado dos recursos disponíveis.”

Equipes eficazes – LIDERANDO COM OBJETIVO 

Por que uma meta é necessária?

Independentemente de quanto a equipe é capaz de fazer, independentemente de ser uma atividade operacional, para tomar iniciativas ou implementar um projeto, é importante sabermos qual a meta que queremos alcançar e onde estamos.

O cronograma e o alinhamento dos procedimentos de seu projeto, irão fornecer o como.

O objetivo deve ser S.M.A.R.T.:

  • Específico
  • Mensurável
  • Alcançável
  • Relevante
  • Oportuno

Esta é uma técnica simples que pode lhe ajudar muito no dia-a-dia.

Equipes Eficazes – LIDERANDO COM VISÃO

A construção clara do objetivo é uma etapa importante e deve possuir uma visão que responda às perguntas:

  • Para que estamos fazendo isso?
  • Que sentido maior tem a nossa ação e que valor ela gera?

Compreender e transmitir claramente a todos da equipe é de extrema importância. O líder é não somente é responsável por transmitir a informação a todos, mas também em garantir que todos entenderam claramente e de forma uniforme a mensagem transmitida.

Quando todos os colaboradores se sentem valorizados e parte importante de uma ação, se identificam com algo maior e isso traz um comprometimento equivalente. Os mesmos, entendem a real importância de determinada ação que necessitam realizar. O engajamento do time, tem dentre os pilares, a união entre todos.

Equipes Eficazes – LIDERANDO COM UM PLANO 

Cada equipe também precisa de um plano para ser eficaz.

Um bom plano é caracterizado não apenas pela organização de ações específicas no tempo com os devidos responsáveis, mas um modo de nos levar ao objetivo assumido. Tal plano, conduzido por uma gestão de alta performance, deve especificar quais recursos e qual maneira ideal para fazê-lo.

Este modo ideal de realizar cada tarefa, pode ser constantemente aprimorado de forma criativa e inovando sempre os processos. Uma equipe eficaz, também é criativa e disruptiva em seus processos em prol de melhorar a experiência do cliente e performance da área.

O plano de projetos, com o cronograma das atividades é o nosso mapa e guia, que mostra como devemos nos mover, a que ritmo, em a sequência de ações a serem executadas.

Ele permite que você mantenha a disciplina e o foco no projeto. Mais uma vez, destaque a COMUNICAÇÃO para que todos do time estejam informados sobre as evoluções e diretrizes. Uma equipe é como uma orquestra, todos em prol de uma melodia linda e afinada.

O plano pode ser ótimo, mas sem uma comunicação eficaz, estará fadado ao fragrasso.

O LÍDER

Cada equipe possui a liderança de um gestor e esta atividade tem se transformado profundamente nos últimos anos, com as novas exigências dos consumidores, nova cultura centrada no cliente / colaborador e também a transformação digital com novas ferramentas de gestão.

Dentre as missões de um gestor, elencamos:

  • Ser o condutor da cultura da empresa a todo time;
  • Alinhar de forma clara todas as metas da equipe e transmitir a todos de fora igualitária;
  • Seleção dos membros da equipe com base nas necessidades da empresa, competências e talentos – uma equipe diversificada é a chave para o sucesso,
  • Atribuir papéis, tarefas e responsabilidades a cada membro da equipe,
  • Realizar apoio contínuo para equipe e direcionamento para as melhores decisões que são necessários durante a implementação das tarefas,
  • Garantir ferramentas e recursos para executar tarefas junto ao time,
  • Monitoramento contínuo da implementação e feedback de cada fase do plano,
  • Remover distrações que podem causar interferência, perda de foco e retardar o trabalho da equipe,
  • Motivar e recompensar por um trabalho bem feito sempre e prestar feedback em particular quando algo não está dentro do esperado,
  • Cuidar da atmosfera certa e da comunicação contínua,
  • Resolução de conflitos – se necessário.
  • Ser o ponto de confiança do time para quaisquer necessidades e desafios internos na empresa.
As PESSOAS

O líder como grande gestor necessita gostar muito de pessoas e transbordar tal paixão a todos da equipe de forma a que todos desejem realmente se engajar em prol do objetivo coorporativo.

A equipe deve trabalhar em conjunto de forma a maximizar os talentos individuais, o conhecimento e as habilidades de cada membro, respeitando suas diferenças. Celebrar os sucessos juntos, mas também experimentar o sabor amargo do fracasso juntos com maturidade e unidos ainda mais.

Todos JUNTOS

É realmente estar “juntos”, experimentando e aprendendo, especialmente quando nem tudo acontece como gostaríamos, nos dá mais sabedoria, desenvolve e prepara para o futuro.

Em uma equipe leal, podemos desencadear a paixão, temos a chance de nos realizar e sentir satisfação com o que fazemos. Esse é o combustível que nos apressará e nos impulsionará nos próximos desafios.

Em suma, uma equipe eficaz é aquela que sabe quais são seus desafios, suas metas e supera todos eles juntos e engajados. Ela realiza e compreende como suas metas e desafios se relacionam com a visão estratégica da empresa e de fato, qual é a sua importância nesta cadeia de valor.

A Equipe

Uma equipe motivada e liderada por um líder que é capaz de gerenciá-la não só para realizar as tarefas adequadamente, mas para realizá-las com verdadeira paixão pelo propósito de sua empresa. Este líder e equipe, juntamente com a empresa, certamente estão inseridos em uma cultura de valorização da Jornada do Colaborador.

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Euriale Voidela

CEO na Customer Centric Consulting e Fundadora Comunidade Customer Force. Consultora de clientes com sólida experiência em governança empresarial, experiência de clientes, comportamento de consumo e satisfação do consumidor com mais de 20 anos de atuação. Mentora, consultora, palestrante e colunista em canais de autoridade do segmento. Diversas premiações em sua carreira e eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019. E-mail: euriale@customercentric.com.br

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