Customer Experience

Conheça 4 benefícios da nova Pesquisa de Satisfação oferecida a usuários do WhatsApp Oficial (API)

Especialistas da Octadesk destacam por que o recurso pode ser fundamental na melhoria do relacionamento e fidelização com o cliente

Um estudo realizado pela Octadesk e a Opinion Box, o CX Trends 2021, aponta que cerca de 43% dos entrevistados na pesquisa, durante o ano de 2020, deixaram de efetuar compras devido a más experiências de relacionamentos entre empresas e clientes. Por isso, analisar de forma quantitativa e qualitativa todos os atendimentos prestados por uma empresa é um ótimo método para tomar decisões de forma mais assertiva quando o assunto é relacionamento com o cliente.

Recentemente, a Octadesk lançou uma nova ferramenta para todos os empreendedores e negócios que utilizam o software Octadesk – a Pesquisa de Satisfação do WhatsApp Oficial (ou também chamado de WhatsApp Business API). De um lado, estão os clientes que podem utilizar a pesquisa para avaliar o atendimento e serviços recebidos por uma empresa. Do outro, está a empresa, que consegue capturar avaliações e mensurar a qualidade dos serviços prestados ao cliente, fator considerado fundamental para o ótimo funcionamento de uma empresa. E, tudo isso, realizado por meio do próprio aplicativo. 

Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, explica que entender e realizar a pesquisa de satisfação com clientes pode ser a chave para o sucesso da empresa. “Para que um negócio ou comércio funcione adequadamente, o relacionamento com o cliente precisa ser considerado uma prioridade na rotina da empresa. Ao realizar um atendimento, se o cliente entende que ele não foi bem atendido como esperava e/ou desejava, isso é um fator decisivo para que ele não retorne em oportunidades futuras e passe a não recomendar a marca para pessoas de seu convívio e até nas redes sociais”, explica.

Para auxiliar novos empreendedores nessa jornada, a Octadesk reuniu 4 benefícios que este novo recurso disponibilizado pelo WhatsApp Oficial pode apresentar às empresas:

  • Avaliar o que os seus clientes esperam e o que você está entregando: a pesquisa de satisfação do cliente não tem como objetivo apenas entender se o cliente gosta ou não de um produto ou serviço. Mas sim, entender o que ele espera da experiência e verificar o que a mesma está oferecendo.
  • Identificar gargalos na operação: com a pesquisa é possível identificar gargalos na operação, ou seja, torna a empresa capaz de perceber quais os principais pontos de melhora no atendimento. 
  • Analisar a competitividade: permitir que a empresa perceba como está a imagem e a reputação dela perante seus públicos-alvo e concorrência, identificando pontos fortes e fracos em sua atuação.
  • Tomar decisões baseadas em dados: para uma empresa, tomar decisões baseadas em dados, que comprovem a atual situação perante o mercado, é um dos pilares mais importantes de um negócio. E a pesquisa de satisfação do cliente é a principal fonte de informações para isso.

Os principais canais de pesquisa
Com o avanço da tecnologia, as pesquisas de satisfação podem ser realizadas de diversas formas, por vários canais: WhatsApp, E-mail e Chat. O importante é identificar qual o melhor meio de comunicação que a empresa pode utilizar para falar com seu público. 

“Frente a tantas possibilidades de análise, é muito importante que o empreendedor tenha sempre em mente qual o objetivo com a pesquisa, qual o canal faz mais sentido para os clientes responderem à pesquisa de forma eficiente e rápida, além de realizar as pesquisas de satisfação constantemente. São pontos que certamente o ajudarão a entregar melhores resultados e alcançar o sucesso do negócio”, conclui Rodrigo.

Sobre a Octadesk
Fundada em 2015 por Rodrigo Ricco e Leandro Ueda com a missão de elevar a qualidade do atendimento no Brasil, a Octadesk é uma plataforma software como serviço (ou Software as a Service, Saas) de atendimento ao cliente, voltada para pequenas e médias empresas. Com mais de 3.000 empresas em seu portfólio, a Octadesk conecta as áreas de marketing, vendas e atendimento em tempo real, unindo todas as ferramentas de conversação como WhatsApp, Chat, Chatbot, e-mail, Instagram e Facebook em um só canal.  Atualmente, a empresa gerencia mais de 3 milhões de conversas por dia entre empresas e clientes. Considerada a melhor plataforma de atendimento do Brasil em 2020, a Octadesk foi adquirida pela Locaweb em agosto de 2021.

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