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Como utilizar diferentes técnicas para aumentar as vendas online

Marketplace, Instagram, TikTok: conheça as possibilidades para quem pensa em começar a vender online

Antigamente, era comum o consumidor nutrir uma desconfiança com o comércio online. No entanto, isso não é mais uma realidade. Nos últimos anos, tivemos um aumento significativo no número de clientes presentes em e-commerces e marketplaces. Hoje, encontramos canais de vendas em quase todos os lugares da internet e muitos sites que começaram apenas com funções sociais já contam com suas plataformas de e-commerce próprias, como o Facebook e o Instagram. 

Nesse contexto, como encontrar o canal ideal para começar a vender online?

O uso de plataformas de marketplace como Elo7, Mercado Livre, Americanas e etc. é positivo, pois o usuário consegue criar sua loja sem necessidade de terceiros e isso torna essas plataformas exemplos de fácil utilização para quem está começando”, explica a Gerente de Mídias da Raccoon, Michele Massaro.

Confira as dicas da especialista para quem busca novas ferramentas para vender online.

1  Conheça as suas opções 

Muitas dessas ferramentas para a venda e presença digital estão em constante atualização e trazendo novas possibilidades para os seus usuários, então é importante conhecê-las.

Quando falamos de presença digital para o pequeno empreendedor, as redes sociais são ferramentas muito poderosas. Instagram, Facebook, links patrocinados, marketplace até o mesmo TikTok, vêm crescendo e se consolidando como uma opção para trazer reconhecimento para a sua marca”, diz a especialista.

2 Tenha boas práticas

Apesar do fato de que a maioria dessas ferramentas são gratuitas e trazem um potencial alto para quem anuncia, não significa que é algo para ser feito sem planejamento.

É necessário que o anunciante siga as boas práticas de qualquer outro marketplace para passar a mesma sensação de confiança para os compradores. É importante ficar atento aos canais de comunicação disponíveis, para esclarecimento de dúvidas e ter um contato maior com o seu consumidor”, afirma Michele. 

3 Fique atento às tendências e onde o consumidor está

Com tantas ferramentas disponíveis, é importante pesquisar quais estão se destacando mais, quais estão perdendo a força e quais tem mais credibilidade para o seu público-alvo.

Quando falamos de ferramentas não pagas, o Instagram definitivamente está crescendo, e está mais à frente do Facebook. Ao mesmo tempo temos o TikTok Ads, que vem como uma forma de venda rápida, muito presente na China e impacta bastante o público mais jovem,” explica a gerente.

Para as ferramentas pagas, os anúncios no Google e no Facebook continuam fortes nos próximos anos, pois participam do dia a dia dos usuários e possuem diversas funcionalidades que abrangem vários formatos, como anúncios de texto, shopping, vídeos e imagens”, completa.

4 Converse com o seu público 

Saber todas as ferramentas e suas utilidades é apenas uma parte para quem quer direcionar seus negócios para o mundo online. Pensar na sua presença digital também é muito importante.

Olhe especialmente para o suporte ao consumidor da internet, pois eles podem ter muitas inseguranças e dúvidas para a realização dessas compras, então ao assegurar um primeiro contato positivo, você também consolida a presença desse consumidor. Responder comentários, olhar as mensagens privadas e mostrar-se disponível é muito importante tanto na pré-compra, quanto para os recorrentes”, finaliza Michele.

Sobre a Raccoon

A Raccoon é uma agência full service que atua como parceira estratégica em toda a cadeia digital. Com o cliente no centro, a empresa opera no modelo 360, que envolve desde serviços de marketing digital – como SEO, inbound e mídia de performance – até soluções de inteligência de mercado e infraestrutura, como consultoria, mídia programática, brandformance, aplicativos e desenvolvimento de e-commerces em plataforma VTEX.

A agência conta com um time de mais 600 colaboradores, cerca de 200 grandes clientes – entre eles Natura, Leroy Merlin, Fast Shop e MRV – e intermedia, em média, 1 bilhão de reais em anúncios por ano, entre Google e Facebook. Atualmente, é uma das maiores agências de digital da América Latina e acumula prêmios nacionais e internacionais ao longo dos anos, entre eles, quatro prêmios Google Partner, sendo um deles TOP 3 do mundo. Mais informações: www.raccoon.ag.

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