Como o big data pode te ajudar a conquistar clientes
Empresa especializada no setor conta como a análise de dados pode fazer a diferença na hora de fechar negócio
Conhecida por fornecer uma fonte de dados específica, a tecnologia Big Data é utilizada no dia a dia das empresas para facilitar o gerenciamento de informações, seja de compra ou venda de produtos. Além disso, também pode ser uma boa opção para ajudar a conquistar novos clientes. De acordo com Salesforce, software on demand, 74% das companhias que usam a Big Data alcançaram um alto índice de vendas.
O uso da inteligência artificial para prospectar clientes pode ser redimensionado para diversas áreas dentro do seu negócio. É o que afirma Wanderson Leite, CEO da Prospecta Analytica, franquia com mais de 10 anos de mercado em prospecção de clientes para os segmentos de agronegócio, saúde, construção civil e business, que trabalha com a tecnologia a fim de conectar as pessoas que precisam dos serviços e dos produtos de cada uma dessas áreas.
O executivo conta que essa busca pelos novos clientes acontece a partir da adoção de ferramentas variadas na rotina de trabalho. “A tecnologia Big Data pode fazer parte da automação do atendimento, do gerenciamento de dados, mapeamento de informações e principalmente, trazer métricas de análise do mercado”, reforça.
Para isso, é importante delimitar o perfil específico de cada cliente. Dentro do mercado, essa identificação é conhecida como ICP – Ideal Client Profile – capaz de posicionar a Big Data se tornando um ponto de conversão para o seu negócio. “A escolha da região para atuação, o público-alvo e identificar as suas necessidades são essenciais para alinhar a tecnologia e a prospecção”, compartilha Wanderson.
Outro ponto a ser destacado é a geração de leads de forma rápida e objetiva, que faz a diferença na hora de traçar as melhores estratégias de venda para seu cliente.
A gestão de dados permite que outras soluções possam atuar em conjunto, a fim de proporcionar uma usabilidade mais eficiente para quem trabalha com a tecnologia. O CEO da Prospecta Analytica compartilha que esse trabalho de alinhamento é importante para a gestão de vendas, a fim de garantir a personalização com os resultados essenciais para cada necessidade.