Inovação

Como a tecnologia 5G vai impactar o comércio eletrônico

Recentemente tivemos o leilão das frequências 5G de telecomunicações no Brasil. Em tempo, pois o 5G já é realidade em países como China, Coreia do Sul, Estados Unidos e outros. Pelos próximos anos, as empresas vencedoras do leilão, em cada faixa de frequência, terão de implantar a rede física e lógica para operar a nova tecnologia, que promete revolucionar ainda mais os negócios e a nossa vida.

Tecnologia 5G é a quinta geração de redes de telecomunicações móveis e internet. Ela aumenta em dezenas de vezes a velocidade de transmissão dos dados e a qualidade das conexões, trazendo um impacto enorme no dia a dia. Para se ter uma ideia, um filme cujo download hoje, na rede 4G, demora cerca de três minutos, no 5G será feito em poucos segundos. Aquele delay, que ocorre muitas vezes em reuniões on-line, praticamente desaparece, por ter o 5G baixa latência e ser muito estável. Ou seja, o 5G é muitíssimo superior em relação às tecnologias anteriores e todos têm a ganhar com isso.

Mas e o e-commerce? Quais os principais benefícios que o 5G vai trazer às vendas on-line? Muitos, mas podemos elencar alguns, mais imediatos.

Primeiro deles é a experiência do usuário. O carregamento das páginas, efeitos, fotos, vídeos e tudo mais será cerca de dez vezes mais rápido do que a média atual. Nada de esperar muito tempo para ver uma informação, assistindo aquele gifzinho de carregamento. Tudo instantâneo e num piscar de olhos, ou menos. Ganho de tempo.

Um outro ganho, menos evidente para os clientes, mas extremamente importante para o back-office é a integração entre sistemas auxiliares e as plataformas. Os ERPs, CRMs, sistemas dos meios de pagamento, antifraudes e transportadoras terão uma qualidade de conexão e velocidade muito maiores e melhores, auxiliando na experiência do usuário. Uma cotação de frete será feita em milionésimos de segundos. As informações de pedidos e pagamentos, podem, com isso, transmitir mais dados entre os atores. Logo as plataformas podem investir em evoluções nesse sentido e melhorar a experiência do lojista.

Outro ponto é a IoT, a internet das coisas. Com o 5G, mais dispositivos poderão ser conectados ao ecossistema do e-commerce, agilizando os processos. Compras on-line não precisarão mais serem feitas pelo computador ou celular, apenas. Smartwatches, eletrodomésticos, roupas etc. podem se transformar em pontos de acesso e, consequentemente, de consumo. Na logística, a IoT será uma grande aliada na operação, conectando equipamentos, máquinas, embalagens e outros objetos às plataformas e sistemas, reduzindo as intervenções manuais na operação, ganho de qualidade.

Os profissionais de marketing terão muito mais dados para conhecer o consumidor e elaborar estratégias cada vez melhores. Se hoje temos o big data, no 5G teremos algo como um very big data.

realidade virtual será – agora sim – uma realidade no e-commerce. Os clientes poderão entrar nas lojas virtuais de maneira imersiva, em terceira dimensão, podendo observar inúmeros detalhes dos produtos, um forte componente na decisão de compra.

Finalmente, no atendimento ao cliente, chamadas em vídeo e voz serão bem melhores e com mais qualidade.

Assim, o 5G tende a trazer muitas melhorias nos processos do e-commerce, com mais velocidade, qualidade e agilidade.

Contudo, as empresas do ecossistema – lojas, plataformas, fornecedores de tecnologia, instituições financeiras e demais prestadores de serviços – devem estar preparados. A tecnologia 5G por si só não vai trazer essas vantagens, é preciso planejamento, investimento e estratégias eficazes para usar o 5G em seu favor. E com isso, todos ganharem.

*Luciano Furtado C. Francisco é professor da Escola Superior de Gestão Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar