Brand Lovers – O que são e como conquistá-los
Você já escutou o termo “brand lover” antes? Não? Sabe quando uma marca lida com algum problema de reputação, é cancelada na internet, ou algo do tipo? Os Brand Lovers são o “exército da salvação” que você precisa nessas horas mais difíceis.
Isso porque são eles que ajudarão você nessa missão de defender a credibilidade da marca e reduzir ao máximo o impacto na sua imagem. “Certo, mas, quem são esses brand lovers?” Apertando a tecla SAP em 3, 2, 1..
Quem são os brand lovers?
Sabe aquela marca que você ama de paixão ao ponto de gravar vídeos elogiando, indicar para seus amigos e até discordar quando alguém fala mal? Então, um segredo: você é um brand lover dessa marca.
Se você não se encaixa nesse perfil, basta abrir o Instagram ou o TikTok para encontrar inúmeros vídeos de alguém mostrando seus produtos do dia-a-dia. E não estamos falando de publis, mas de uma ação genuína.
Um outro exemplo que facilita o entendimento: sabe aquelas filas quilométricas na porta das lojas da Apple no dia de lançamento de um novo Iphone? O simples fato de se dispor a todo esse desconforto para comprar um produto torna essa pessoa um brand lover.
Para conceituarmos: um brand lover é aquele que desenvolve um vínculo, uma conexão emocional com as marcas. Esse vínculo costuma ser gerado a partir da identificação com a cultura, valores, propósito e/ou essência da empresa.
Como se tornar uma love brand?
Ser uma marca amada pelo público não é uma tarefa simples, afinal, vai muito além de ter um produto excelente. Segundo estudo da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), 47% dos consumidores afirmam que para amar uma marca é preciso:
- atender às necessidades dos clientes;
- superar suas expectativas;
- despertar o sentimento de que a marca “foi feita” para eles.
No entanto, acredito que podemos ir além e inserir outras ações que reforçam ainda mais esse vínculo e essa conexão emocional:
- ter um atendimento e uma comunicação humanizada e personalizada;
- preocupar-se em transformar cada venda em uma experiência;
- saber onde o seu público está e se posicionar;
- colocar o cliente no centro da cultura organizacional da empresa.
Como identificar os seus brand lovers?
Encontrar seus brand lovers é algo que acontecerá naturalmente, seja no ambiente digital ou no offline. Afinal, o cliente apaixonado é aquele que menciona a sua marca nas suas publicações e que visita a sua loja e compra com frequência. No entanto, é possível fazer esse acompanhamento de perto.
Uma possibilidade é pesquisar por hashtags e menções relacionadas à sua marca ou aos seus produtos. Assim conseguirá identificar aqueles que indicam o que você faz. Existem ferramentas no mercado que realizam esse monitoramento de forma automatizada.
No offline, é possível identificá-los através do acompanhamento das vendas. Um mesmo cliente que compra repetidamente tem grande potencial de ser um brand lover.
Outro recurso é fazer uma campanha de indicação, onde cada cliente recebe um cupom individual para indicar outras pessoas a comprarem e ganharem desconto. Quanto mais um mesmo cupom for usado, melhor o desempenho e o envolvimento do brand lover.
E pra encerrar, você também pode investir em uma campanha de recrutamento. Ou seja, criar postagens e anúncios informando aos seus clientes que a sua marca está buscando brand lovers que realmente a amam e a recomendam.
Investir em brand lovers dá retorno?
Sim e não precisamos nem de uma estatística para confirmar. Se uma pessoa ama a sua marca e gera publicidade gratuita para ela, direta ou indiretamente irá contribuir para aumentar suas vendas, melhorar a sua credibilidade e reputação.
Porém, os números também comprovam. Uma pesquisa da Nielsen mostrou que 92% das pessoas confiam nas recomendações feitas por amigos. Outro levantamento da Global Web Index aponta que o público presta 2x mais atenção às postagens e sugestões feitas por amigos do que àquelas produzidas pelas marcas.
Enfim, se você deseja ter uma marca forte e criar um ecossistema capaz de, por si só, vender o seu produto, faça a sua parte e crie uma comunidade de brand lovers!
*Carolina Fernandes é CEO da Cubo Comunicação, palestrante, mentora do curso Marketing para Empreendedores e especialista em Marketing & Comunicação com mais de 20 anos de atuação passando pelas áreas de assessoria de imprensa, agência de marketing e mundo corporativo.
FONTES:
Estudo FCDL/SC: https://www.fcdl-sc.org.br/fcdl-noticias/o-que-faz-uma-empresa-varejo-ser-amada-pelo-consumidor/
DadosNielsen – Global Web Index: https://peepi.com.br/blog/estatisticas-de-marketing-de-defensores/