Marketing Digital

Brand Lovers – O que são e como conquistá-los

Você já escutou o termo “brand lover” antes? Não? Sabe quando uma marca lida com algum problema de reputação, é cancelada na internet, ou algo do tipo? Os Brand Lovers são o “exército da salvação” que você precisa nessas horas mais difíceis.

Isso porque são eles que ajudarão você nessa missão de defender a credibilidade da marca e reduzir ao máximo o impacto na sua imagem. “Certo, mas, quem são esses brand lovers?” Apertando a tecla SAP em 3, 2, 1..

Quem são os brand lovers?

Sabe aquela marca que você ama de paixão ao ponto de gravar vídeos elogiando, indicar para seus amigos e até discordar quando alguém fala mal? Então, um segredo: você é um brand lover dessa marca.

Se você não se encaixa nesse perfil, basta abrir o Instagram ou o TikTok para encontrar inúmeros vídeos de alguém mostrando seus produtos do dia-a-dia. E não estamos falando de publis, mas de uma ação genuína.

Um outro exemplo que facilita o entendimento: sabe aquelas filas quilométricas na porta das lojas da Apple no dia de lançamento de um novo Iphone? O simples fato de se dispor a todo esse desconforto para comprar um produto torna essa pessoa um brand lover.

Para conceituarmos: um brand lover é aquele que desenvolve um vínculo, uma conexão emocional com as marcas. Esse vínculo costuma ser gerado a partir da identificação com a cultura, valores, propósito e/ou essência da empresa. 

Como se tornar uma love brand?

Ser uma marca amada pelo público não é uma tarefa simples, afinal, vai muito além de ter um produto excelente. Segundo estudo da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), 47% dos consumidores afirmam que para amar uma marca é preciso:

  • atender às necessidades dos clientes;
  • superar suas expectativas;
  • despertar o sentimento de que a marca “foi feita” para eles.

No entanto, acredito que podemos ir além e inserir outras ações que reforçam ainda mais esse vínculo e essa conexão emocional:

  • ter um atendimento e uma comunicação humanizada e personalizada;
  • preocupar-se em transformar cada venda em uma experiência;
  • saber onde o seu público está e se posicionar;
  • colocar o cliente no centro da cultura organizacional da empresa.

Como identificar os seus brand lovers?

Encontrar seus brand lovers é algo que acontecerá naturalmente, seja no ambiente digital ou no offline. Afinal, o cliente apaixonado é aquele que menciona a sua marca nas suas publicações e que visita a sua loja e compra com frequência. No entanto, é possível fazer esse acompanhamento de perto.

Uma possibilidade é pesquisar por hashtags e menções relacionadas à sua marca ou aos seus produtos. Assim conseguirá identificar aqueles que indicam o que você faz. Existem ferramentas no mercado que realizam esse monitoramento de forma automatizada.

No offline, é possível identificá-los através do acompanhamento das vendas. Um mesmo cliente que compra repetidamente tem grande potencial de ser um brand lover. 

Outro recurso é fazer uma campanha de indicação, onde cada cliente recebe um cupom individual para indicar outras pessoas a comprarem e ganharem desconto. Quanto mais um mesmo cupom for usado, melhor o desempenho e o envolvimento do brand lover.

E pra encerrar, você também pode investir em uma campanha de recrutamento. Ou seja, criar postagens e anúncios informando aos seus clientes que a sua marca está buscando brand lovers que realmente a amam e a recomendam.

Investir em brand lovers dá retorno?

Sim e não precisamos nem de uma estatística para confirmar. Se uma pessoa ama a sua marca e gera publicidade gratuita para ela, direta ou indiretamente irá contribuir para aumentar suas vendas, melhorar a sua credibilidade e reputação.

Porém, os números também comprovam. Uma pesquisa da Nielsen mostrou que 92% das pessoas confiam nas recomendações feitas por amigos. Outro levantamento da Global Web Index aponta que o público presta 2x mais atenção às postagens e sugestões feitas por amigos do que àquelas  produzidas pelas marcas.

Enfim, se você deseja ter uma marca forte e criar um ecossistema capaz de, por si só, vender o seu produto, faça a sua parte e crie uma comunidade de brand lovers! 

*Carolina Fernandes é CEO da Cubo Comunicação, palestrante, mentora do curso Marketing para Empreendedores e especialista em Marketing & Comunicação com mais de 20 anos de atuação passando pelas áreas de assessoria de imprensa, agência de marketing e mundo corporativo.

FONTES:

Estudo FCDL/SC: https://www.fcdl-sc.org.br/fcdl-noticias/o-que-faz-uma-empresa-varejo-ser-amada-pelo-consumidor/

DadosNielsen – Global Web Index: https://peepi.com.br/blog/estatisticas-de-marketing-de-defensores/

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Carolina Fernandes

Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, palestrante, especialista em Marketing & Comunicação, com mais de 20 anos de atuação passando pelas áreas de assessoria de imprensa, agência de marketing e mundo corporativo entendendo as necessidades como cliente e acredita que o papel das agências do futuro seja criar soluções personalizadas para resolver as dores das marcas, do mercado e das pessoas.

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