Atendimento ao Cliente: 5 dicas para ter sucesso em seu e-commerce
Hoje, as empresas que oferecem um atendimento de excelência e uma experiência superior ao cliente se destacam e se tornam líderes de mercado. Segundo estudo da Zendesk e do Enterprise Strategy Group (ESG) realizado em novembro de 2021, companhias que investem em experiência do cliente são 6,5 vezes mais propensas a ter resultados positivos. O relatório também revela que elas têm três vezes mais chance de aumentar a base de clientes.
A pesquisa confirma o que já está em pauta há algum tempo: há uma grande relação entre experiência do cliente e crescimento. Não é à toa que essa área tem se tornado um dos principais pilares de atuação de diversas empresas.
A Phooto, empresa que ajuda o cliente final a realizar um trabalho customizado de fotos, é um exemplo. Pelo quinto ano, sendo o quarto consecutivo, a empresa venceu o prêmio ReclameAQUI na categoria “Foto e Vídeo” em votação popular. Isabel Araújo, líder de atendimento da marca, separou algumas dicas para quem deseja oferecer um atendimento de excelência aos clientes em seu e-commerce.
1- Diferentes canais para atendimento
Essa dica é valiosa, pois a empresa se adapta a diferentes perfis de cliente, gerações e com isso, ganhamos na comunicação.
2- Agilidade nas respostas
O cliente espera um suporte rápido e ágil. Caso surja alguma dúvida, ele espera ser atendido prontamente, por isso o tempo médio de espera por um primeiro contato é decisivo para o negócio.
3- Jamais utilize o Caps Lock
Em hipótese alguma use o Caps Lock em um e-mail ou em qualquer outro canal de atendimento ao cliente, pois pode soar grosseiro.
4- Não somos donos da verdade
Uma coisa podemos afirmar: nem todos estão sempre certos. Por isso, temos que ter mais compreensão e julgar menos. Buscar um atendimento humilde, saber admitir os erros e escutar para assim, poder resolver.
5- Humanos antes de ser um e commerce
Tentar escrever da forma mais natural possível. O atendimento precisa ser humano porque falamos como pessoas e para pessoas. Isso faz toda a diferença.
Sobre a Phooto
A Phooto é uma empresa que ajuda o cliente a realizar um trabalho customizado de fotos. A empresa nasceu há 8 anos com o objetivo de ajudar as pessoas a guardarem e compartilharem os momentos, de uma forma real e envolvente. A Phooto já fez parte da vida de mais de 1 milhão de clientes, que apreciam a qualidade, preços acessíveis e atendimento diferenciado, pilares que tornaram a marca o maior site de fotos do Brasil.