TITransformação Digital

A mudança cultural é fundamental para o sucesso da transformação digital nas empresas

Por José Duarte da VMware sobre Transformação Digital nas empresas

Muito se fala sobre a transformação digital nas empresas e a necessidade iminente de que ela aconteça o mais rápido possível para sobrevivência dos negócios.

Em um mundo cada vez mais digital, com novas demandas e mudanças contínuas, é mandatório que as organizações atuem o quanto antes para se manterem relevantes e competitivas no mercado.

Aquelas que não passarem pela transformação digital, já sabemos, ficarão para trás. A questão, agora, é aceitar os desafios, colocar em prática a ampla adoção de novas tecnologias e implementar novos modelos de operar o negócio.

O caminho para uma verdadeira transformação digital inclui etapas fundamentais e interligadas que devem nortear toda a caminhada. A principal delas, sem dúvidas, é a mudança cultural das organizações.

A máxima “não se mexe em time que está ganhando”, aqui, não é verdadeira. Ainda que os objetivos de negócio sejam contemplados, é preciso pensar a longo prazo e a transformação digital – e cultural – tem papel fundamental nisso.

Um estudo da IDC Brasil mostra que 42% das empresas têm a intenção de iniciar o processo de transformação digital até 2021. Com as demandas inéditas impostas pela pandemia, a necessidade se tornou ainda mais explícita.

Empresas que já haviam iniciado o processo de transformação estão vencendo os desafios desse período com mais tranquilidade, enquanto outras perceberam que estão atrasadas e não podem continuar esperando.

Para aqueles que estão começando, é importante salientar que a mudança cultural é mandatória para o sucesso da transformação digital. Isso inclui toda organização, mas a liderança tem papel fundamental nessa jornada.

Nada mudará em uma empresa antes do primeiro passo do líder e é papel dele incorporar na cultura interna que a verdadeira transformação vai além de novas tecnologias e envolve, também, novas formas de agir para inovar, obter melhores resultados e garantir o sucesso do negócio.

São as novas ideias que viabilizam resultados antes inimagináveis. Podemos pensar em um passado não tão distante, em que ter acesso a serviços financeiros, transporte e toda uma gama de entretenimento na palma da mão, com um smartphone, era inimaginável.

O fato é: o que hoje parece impossível, amanhã será uma realidade.

As empresas precisam estar prontas e, para isso, o indicado é estimular a inovação a todo momento para criar serviços e plataformas que atendam às necessidades dos clientes finais antes mesmo que eles as reconheçam.

Lideranças empenhadas em fazer a diferença e times engajados conseguem melhores respostas para problemas do dia a dia de milhões de pessoas, chegando a novos serviços e produtos.

Isso só é possível com uma verdadeira mudança cultural que inclui novas habilidades e atitudes que considero imprescindíveis:

  • Inovação – pensar em formas inovadoras para entregar serviços e soluções de qualidade a um baixo custo e que antecipem as demandas dos clientes;
  • Visão tecnológica – adotar amplamente tecnologias que aprimorem a operação, tragam mais eficiência, proporcionem redução de custos e melhorem os resultados;
  • Motivar novas ideias – estimular novas ideias que façam a diferença no mercado por meio de produtos e serviços de impacto;
  • Adaptabilidade – entender a necessidade contínua de adaptar os negócios para as novas demandas da sociedade;
  • Cliente no centro de tudo – fomentar esse modelo, guiando as estratégias de todos os times sempre tendo como base as necessidades e desafios dos clientes.
  • Líderes e times que contemplem essas características estimulam o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias disruptivas.

Esse é o início da mudança cultural, necessária para que a transformação digital deixe de ser apenas um planejamento. A hora de mudar é agora e o primeiro passo é dos líderes.

Imagem Capa: Freepik

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